Críticas


EM SEGREDO

De: JASMILA ZBANIC
Com: MIRJANA KARANOVIC, LUNA MIJOVIC
04.07.2006
Por Daniel Schenker
DRAMA CONTUNDENTE COM ESTRUTURA PREVISÍVEL

Delicadeza e brutalidade surgem entrelaçadas neste filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim através da trajetória de Esma, estuprada durante a guerra nos Balcãs, experiência trágica que se sobrepõe em grande parte a lembranças mais despretensiosas do passado. No presente, sua energia é canalizada para a filha, Sara, num cotidiano que traz como única possibilidade de refresco uma eventual nova história amorosa. “Eu já tinha esquecido que existem coisas lindas nesse mundo”, diz Esma. Sua via-crúcis é emoldurada por cantigas antigas e toques de mão e também por elementos contrastantes – no caso, o ruído ensurdecedor da música das boates e o despudor de clientes e funcionárias que parece remetê-la à violência do estupro.



Ainda que a diretora Jasmila Zbanic procure conter excessos, Esma é uma personagem de contornos melodramáticos: sacrificada, trabalha a noite inteira não só para sustentar a casa em Grbavica (título original do filme), bairro de Sarajevo, como para agradar a filha com seu prato predileto e a garantia de uma viagem com os amigos da escola. Adotando como protagonista esta quase heroína disfarçada de mulher comum, a cineasta investe num drama correto, apoiado na contundência do texto e das situações, sem impor dificuldades ao espectador no decorrer da projeção. Não por acaso, a estrutura do roteiro, assinado pela própria Zbanic, é evidente em excesso na demarcação das etapas tradicionais (evolução do conflito, clímax, desenlace). E as duas alternativas de conclusão apresentadas são tipicamente redondas: na primeira, uma panorâmica das mulheres vitimadas pela guerra, imagem-gêmea da seqüência de abertura; na segunda, a partida de Sara na viagem escolar, “assunto” que atravessa Em Segredo de ponta a ponta.



Reinando acima das convenções, as boas interpretações das atrizes principais (Mirjana Karanovic e Luna Mijovic) e a conexão com o teatro de um filme que, ao evocar a guerra a partir da perspectiva intimista do acirramento da tensão no relacionamento mãe e filha, poderia talvez ter sua realização “resumida” a um mesmo cenário e às personagens centrais.



# EM SEGREDO (GRBAVICA)

Áustria / Bósnia-Hezergovina / Alemanha / Croácia, 2005

Direção e Roteiro: JASMINA ZBANIC

Produção: BARBARA ALBERT, DAMIR IBRAHIMOVICH, BRUNO WAGNER

Trilha Sonora: ENEAS ZLATAR

Fotografia: CHRISTINE A. MAIER

Elenco: MIRJANA KARANOVIC, LUNA MIJOVIC

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário