Críticas


BUBBLE – UMA NOVA EXPERIÊNCIA

De: STEVEN SODERBERGH
Com: DEBBIE DOEBEREINER, DUSTIN JAMES ASHLEY, MISTY DAWN WILKINS
13.07.2006
Por Daniel Schenker
O TEXTO DO CORPO

Ao contrário das bonecas em série, umas rigorosamente proporcionais às outras, que monta na fábrica, Martha carrega uma permanente sensação de inadequação. Com mais de 40 anos, limita-se a transitar entre a rotina do trabalho e os cuidados com o pai idoso em casa, sem espaço para o exercício da privacidade numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos onde não há muito o que fazer. Além disso, seu corpo contrasta com o padrão de definição e beleza simbolizado pelas bonecas e também por Rose, uma nova colega de trabalho que rouba-lhe a atenção de Kyle, o rapaz bem mais jovem por quem nutre interesse, e a confronta com uma realidade que em nada a favorece.



O corpo, certamente, é um tema central em Bubble . O diretor Steven Soderbergh, a partir de roteiro de Coleman Hough, contrasta a montagem de corpos perfeitos, inumanos e sinistros com o de Martha, espelho talvez de uma vida estacionada na dependência familiar e na falta de perspectiva amorosa. A solidão impregnada em ambientes quase vazios e na falta de assunto das conversas cotidianas diz bastante a respeito de uma personagem que não domina os códigos da convivência afetiva. Todo este deslocamento, porém, parece estar adormecido para a própria Martha, que fixa diariamente os olhos nas bonecas que passam pelas suas mãos mas demora demais a enxergar si mesma.



Filme que pode ser visto como um estudo de personagens (ou de uma personagem), Bubble estende o caráter artesanal da confecção das bonecas ao processo de feitura próprio de uma produção de pequeno porte, enxuta, minimalista e que concentra parte de sua força no (bom) rendimento extraído de atores não-profissionais – Debbie Doebereiner, Dustin James Ashley e Mistin Dawn Wilkins. Ainda que, vez ou outra, algo soe postiço (como a reação do pai de Martha em relação à revelação dos fatos que a comprometem), este trabalho de Soderbergh é plenamente satisfatório.



# BUBBLE

EUA, 2005

Direção, Fotografia e Edição: STEVEN SODERBERGH

Roteiro: COLEMAN HOUGH

Produção: STEVEN SODERBERGH & GREGORY JACOBS

Trilha Sonora: ROBERT POLLARD

Elenco: DEBBIE DOEBEREINER, DUSTIN JAMES ASHLEY, MISTY DAWN WILKINS

Duração: 73 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário