Críticas


OSCAR 2018: O QUE ESPERAR?

23.01.2018
Por Marcelo Janot
Pitacos sobre algumas indicações ao Oscar

MELHOR FILME

Desde que o número de indicações na categoria aumentou de 5 para 9 ou 10, foi possível incluir sobretudo filmes independentes que teriam pouca visibilidade. O que vem acontecendo é que às vezes eles acabam ganhando, caso de “Moonlight” ano passado. Sendo assim, as chances de “Corra!”* e “Lady Bird” não devem ser descartadas, especialmente porque seus respectivos diretores, Jordan Peele e Greta Gerwig, concorrem a melhor diretor. Minha torcida será por “Corra!”, o melhor entre os concorrentes que vi até agora. Mas acho que o belo “A Forma da Água” tem um ligeiro favoritismo, ao lado de "Dunkirk", com “Três Anúncios Para Um Crime” correndo por fora.



DIRETOR

Apesar da concorrência forte de Christopher Nolan (“Dunkirk”), o mexicano Guillermo Del Toro (“A Forma da Água”) tem boas chances de repetir o feito de seu conterrâneo Alejandro G. Iñarritu. Jordan Peele e Greta Gerwig concorrem com seus filmes de estreia, e embora o dela seja fraco, Greta tem chances de pegar carona na onda feminista e no oportunismo de ter se juntado aos linchadores de Woody Allen pra ficar “bem na fita” com a turma do movimento Time’s Up. Mas se fosse para indicar uma mulher, eu teria colcado Kathryn Bigelow na disputa. Até agora não entendo porque “Detroit em Rebelião”, filme magistralmente dirigido por ela, foi totalmente ignorado pela Academia.



ATRIZ

Ainda não vi Meryl Streep em ação em “The Post”, embora tenha certeza de que ela está ótima como de hábito. Frances McDormand está excelente em “Três Anúncios Para Um Crime”, e Sally Hawkins tem o melhor papel de sua carreira em “A Forma da Água”. Saoirse Ronan, no papel-título de “Lady Bird”, tem alguma chance.



ATOR

Gary Oldman aparece como favorito pelo papel de Churchill em “O Destino de Uma Nação”, mas eu ficaria feliz em ver Daniel Kaluuya vencendo por “Corra!”. James Franco foi ignorado por “O Artista do Desastre”, provavelmente em função das acusações de assédio que sofreu recentemente.



ATRIZ COADJUVANTE

Allison Janey é a melhor coisa do fraco “Eu, Tonya”.



ROTEIRO ORIGINAL

“Corra!”, “A Forma da Água” e “Três Anúncios Para Um Crime” são os roteiros mais originais e bem resolvidos entre os indicados.



FOTOGRAFIA

Será possível que, após 14 indicações, Roger Deakins saia de mãos vazias outra vez, mesmo nos deixando de queixo caído em “Blade Runner 2049”? “A Forma da Água” (Dan Lausten) e “Dunkirk” (Hoyte van Hoytema) também são ótimos trabalhos e podem derrotá-lo, mas o único que a meu ver poderia igualar ou superá-lo seria Vittorio Storaro por “Roda Gigante”, mas o neomacartismo que vitimou Woody Allen parece ter se encarregado de tirá-lo da disputa.



ANIMAÇÃO

A técnica original do bonito “Com Amor, Van Gogh” será capaz de derrotar o ótimo “Viva”?



TRILHA SONORA

A música de Alexandre Desplat para “A Forma da Água” é encantadora, mas será capaz de bater John Williams por “Star Wars – O Último Jedi”? Aliás, “O Último Jedi” não deveria ser hors concours nessa categoria, por retomar os antológicos temas musicais dos primeiros “Star Wars”?



FILME ESTRANGEIRO

Que belíssima disputa! Não vi o libanês “O Insulto”, mas “The Square” (Suécia), “De Corpo e Alma” (Hungria), “Uma Mulher Fantástica” (Chile) e “Desamor” (Rússia) são filmes que merecem o prêmio.



* No dia 5 de fevereiro, segunda-feira, “Corra!” e o vencedor do Oscar do ano passado, “Moonlight”, serão exibidos no CCBB-Rio, dentro da Mostra Melhores do Ano, promovida pela ACCRJ. Eu e o colega do Críticos.com.br Luiz Fernando Gallego debateremos os filmes às 19h30.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário