Especiais


FESTIVAL DO RIO 2006: UM GUIA CRÍTICO

21.09.2006
Por João Mattos
FESTIVAL DO RIO 2006: UM GUIA CRÍTICO

Existem três maneiras de aproveitar muito bem toda a miríade de opções que nos são oferecidas num evento do porte do Festival do Rio com tantas centenas de atrações: uma seleção cuidadosa do que ver em meio ao que já temos uma certa expectativa em conferir (a clássica, mais usada); o aproveitamento parcial de dicas como as que serão feitas aqui (e por amigos, etc); e a menos utilizada de todas, e mais ousada, ver os filmes totalmente no escuro. Um festival como o do Rio traz as únicas oportunidades no ano, para quem adora cinema, de poder ver filmes sobre os quais não sabe absolutamente nada (não há pessoa, por mais bem informada que seja, que saiba de metade do que se realiza em termos de cinema planeta afora).







FILMES JÁ COMPRADOS PARA DISTRIBUIÇÃO COMERCIAL:



Sem exagero, 99,5% ou mais do que está listado abaixo será mesmo lançado nos cinemas, então esta lista serve tanto para aqueles que querem se lançar à prospecção mais ousada - tanto faz se como sugerida acima, ou não, conhecendo as sinoposes -, e não pretendem ver nenhuma ou quase isso das obras citadas, ou para outros que querem fazer uma mistura, assistindo lançamentos certos e também coisas mais obscuras. Asseguro que dos 30 filmes que deixei de ver de propósito em 2005, todos chegaram às salas de exibição até a edição deste ano; só que também alguns dos filmes podem demorar até depois do festival do ano seguinte para serem lançados.



Depois dos nomes estão listados os diretores e algumas das distribuidoras das fitas, quando conhecidas quem são, e datas previstas de estréia. Foi colocado o máximo possível de informação sobre obras já compradas, mas algumas podem ter ficado de fora. Fiquem de olho, e lembrem-se que se há uma enorme possibilidade de filme já legendado em português entrar em cartaz, alguns que passarão com legendagem eletrônica também poderão chegar às salas.



Volver - Pedro Almodóvar – (Fox-10/11) – Prêmio de roteiro para o mestre espanhol e coletivo de atriz para as seis intérpretes centrais em Cannes, é a volta do artista a um filme feminino, depois do incompreendido – por alguns – e masculino Má Educação. Marca também a volta da parceria do diretor com a musa da primeira metade de sua obra, Carmen Maura. Qualquer lista séria de dez melhores diretores em atividades no planeta neste momento tem que incluir Almodóvar; qualquer lista honesta, entre os cinco; qualquer lista sábia, entre os três. Ele é gênio. O filme, ótimo.



Crônica de Uma Fuga - Adrián Caetano – (Fox-12/10) – Concorreu em Cannes este filme argentino sobre a ditadura militar no país. Outras obras do diretor já passaram no Festival do Rio, como Depois do Mar e Urso Vermelho.



2:37 - Two Thirty 7 - Murali K. Thalluri (Imagem Filmes) - Em uma escola do segundo grau, a vida de seis distintos estudantes é afetada por uma tragédia que ocorre precisamente às 2:37. Está começando a passar em festivais internacionais e tem sido muito bem recebido.



Brisas da Mudança / The Wind That Shakes the Barley – Ken Loach – (California Filmes) – Filme sobre o IRA que deu ao veterano cineasta político o prêmio mais importante de um festival de cinema no mundo, a Palma de Ouro de Cannes.



Red Road - Andrea Arnold (Califórnia Filmes) – Foi o ano do cinema inglês na premição de Cannes; além da Palma para Loach, esta estréia em longa de diretoras de ótimas curtas (um deles, Wasp ganhou o Oscar) levou o Prêmio do Júri. Mulher solitária que trabalha como operadora de câmeras de vigilância, um dia vê pelo monitor um homem que faz parte de um passado que ela queria esquecer.



Flandres - Bruno Dumont (VideoFilmes) – Segunda vez que o francês Bruno Dumont ganha um Grande Prêmio do Júri em Cannes. Se passa em meio à uma guerra indefinida.



A Soap - Pernille Fischer (California Filmes) – Ousadia temático-sexual em filme que ganhou prêmio de melhor diretor iniciante no Festival de Berlim 2006. Mulher madura, recém-separada, fica fascinada por sua jovem vizinha transexual.



Time - Kim Ki-Duk (California Filmes) – Moça ultra ciumenta faz operação plástica radical e some da vida do namorado, reaparecendo quando ele começa a se reerguer emocionalmente. Sem a força de alguns dos outros trabalhos do cineasta, é uma obra superficial sobre a superficialidade, com algumas cenas constrangedoras – a metáfora do homem cobrindo o rosto com o lençol depois da mulher se levantar; a conversa no restaurante entre cirurgião e o rapaz. Mas ainda assim, é melhor que dois dos filmes mais recentes de Kim Ki Duk, os muito bonitos e inócuos Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera e O Arco - no meio deles, o correto Casa Vazia, e o irregular Samaria. Time é o típico filme fraco que com seus defeitos tem coisas interessantes a serem analisadas.



Needles - Thom Fitzgerald (California Filmes) - A crise mundial de AIDS em filme-painel passado em três diferentes continentes: na zona rural da China, nas plantações da África do Sul e no submundo da pornografia de Montreal. Com atrizes como Lucy Liu, Chloë Sevigny, a excelente Stockard Channing e Olympia Dukakis.



Dias de Glória - Indigènes - Rachid Bouchareb (VideoFilmes) – À lá Volver, prêmio coletivo de ator para os seis intérpretes centrais em Cannes numa obra que fala da injustamente esquecida participação dos argelinos na Segunda Guerra Mundial, lutando pela França.



Babel - Alejandro González Iñárritu (Paramount - 02/11) – A globalização e as relações humanas, com vasto elenco famoso (Brad Pitt, Cate Blanchett) em nova parceria de Iñárritu com o roteirista Guillermo Ariaga (duo que fizera Amores Brutos e 21 Gramas). O diretor virá ao Rio para promover o filme e dar entrevistas.



Luzes na escuridão / Laitakaupungin Valot - Aki Kaurismäki (Pandora Filmes) – Filme que fecha a trilogia composta ainda de Nuvens Passageiras e O Homem Sem Passado.



O Crocodilo / Il Caimano - Nanni Moretti (Dowtown Filmes) - Sátira sobre o ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.



Mundo Novo / Nuovomondo - Emanuele Crialese (Imagem Filmes) – Acabou de ser premiada com o Leão de Prata em Veneza esta história de uma família que deixa a Sicília, na Itália, no final do século XIX, em busca de uma vida melhor nos EUA. O diretor esteve no Festival do Rio 2002 para exibir Respiro.



El Labirinto del Fauno - Guillermo del Toro (Warner) – Ainda sem título em português este novo fábula macabra passada na Guerra Civil Espanhola como outro obra do diretor A Espinha do Diabo.



Inimigos do Império / Ye Yan - Feng Xiaogang (Imagem Filmes) – Adaptação bem livre de um dos textos mais conhecidos da história, a peça Hamlet, de William Shakespeare, sob um ponto de vista femino e estrelada pela linda e talentosa Zhang Ziyi.



Fast Food Nation - Richard Linklater (Focus Filmes) – Grande elenco em furiosa e escatológica comédia de humor negro sobre a mecânica de funcionamento das grandes corporações de lanchonetes dos EUA.



A Scanner Darkly – Richard Linklater (Warner) – Ainda sem título em português, outra obra do diretor, em que repete a experiência de animação da interpretação de atores como fizera em Waking Life.



Backstage - Emmanuelle Bercot (Imagem Filmes) – Atriz de filmes como A Classe da Neve, a diretora usa um elenco feminino de fôlego (Emmanuelle Seigner, Isild Le Besco, Noémie Lvovsky, outra diretora-atriz), na história de uma menina que se encontra com cantora que idolatra, e descobre que a vida de estrela não é fácil como pensa.



A Cada Manhã / Come Early Morning - Joey Lauren Adams (Imagem Filmes) – A atriz de Procurando Amy estréia na direção mostrando a vida de uma mulher que vive em uma pequena comunidade rural no interior dos EUA, e luta para superar o alcoolismo. No papel principal, a atriz mais subestimada do cinema americano, Ashley Judd.



The Host - Joon-Ho Bong – Sensacional filme de terror, com vários toques sentimentais e de humor (o cuspe suspeito que se espalha por causa da derrapada do carro), sobre monstro que ataca Seul, trazendo ainda um personagem paterno que parece uma mistura de Don Quixote com Forrest Gump. Muito bem narrado e com final ousado do ponto de vista emocional. A Coréia do Sul tem um dos mais interessantes cinemas do momento. Diretor fez o magnífico Memórias de um Assassino, lançado há pouco em DVD.



Paris, Eu te Amo - Paris, Je T’Aime (Imagem Filmes) – Vários diretores homenageando a cidade-luz em curtas, inclusive a dupla brasileira Walter Salles e Daniela Thomas.



Bom Ano / A Good Year - Ridley Scott (Fox) - Russel Crowe trabalha com Ridley Scott depois do sucesso de Glaadiador. Ao lado dele, uma deusa apaixonante e arrebatadora, a francesa Marion Cotillard, em comédia romântica na região da Provence.



A Promessa - Wu Ji - Chen Kaige (Imagem Filmes) - Na China antiga, os encantos de uma linda princesa seduzem um nobre duque, um poderoso general e um escravo, envolvidos em importantes tramas políticas e militares. O maior sucesso comercial em seus país do diretor de Adeus, Minha Concubina.



A Dália Negra / Black Dahlia - Brian De Palma (Imagem Filmes/06/10) - Neo-noir sobre um dos crimes insolúveis mais famosos dos EUA. Vai abrir o Festival numa sessão de gala. Competiu em Veneza a acabou de estrear nos EUA com uma bilheteria muito boa.



As Torres Gêmeas / World Trade Center - Oliver Stone (UIP) – Desnecessário explicar, não?



Candy - Neil Armfield (Imagem Filmes) – Drama sobre drogas com o ator Heath Ledger, de O Segredo de Brokeback Moutain.



Olhe Para os Dois Lados / Look Both Ways (Art Films) - Sarah Watt – Dos mais elogiados filmes do cinema australiano recente. Durante fim-de-semana, quatro amigos vivem mudanças de vida.



O Ilusionista / The Ilusionist - Triângulo amoroso entre mágico, linda mulher e o nobre para o qual ela está prometida. Bem fraco e com uma reviravolta final que pode ser telegrafada 45 minutos antes de ocorrer.



O Sacrifício / The Wicker Man - Neil La Bute (California Filmes) – Está sendo massacrada esta refilmagem do clássico underground O Homem de Palha, de Robin Hardy (1973), com Nicolas Cage e Ellen Burstyn no papel que foi de Christopher Lee.



Les Filles Du Botaniste - Daí Sijie (California Filmes) – Filme lésbico chinês do mesmo diretor do bom Balzac e a Costureirinha Chinesa.



Um Longo Caminho / Quian Li Zou Dan Qi - Zhang Yimou (Columbia) – Pai japonês viaja para a China afim de trabalhar em documentário para fazer as pazes com o filho, natural do país.



Jade Warrior - Aj Anilla (California Filmes) - Herói orgulhoso procura pelo amor através do tempo e espaço, em trama ambientada na idade dos metais da Antiga China e na Finlândia atual.



100 Escovadas Antes de Dormir / Melissa P. - Luca Guadagnino (Columbia) - Versão de livro de sucesso internacional em que adolescente italiana contava suas várias estripulias sexuais.



Infância Roubada / Tsotsi - Gavin Hood – Oscar de filme estrangeiro este ano para drama sobre menores marginais da África do Sul.



A Rainha / The Queen - Stephen Frears – Fresquinho da exibição em Veneza, onde ganhou por unanimidade o Copa Volpi de melhor atriz para Helen Mirren, que faz a Rainha Elizabeth. Mostra a intensa crise política que se instalou nos bastidores da família real inglesa, por ocasião da morte da Princesa Diana. O primeiro-ministro Tony Blair pressionou a realeza à se manifestar em público lamentando a tragédia, o que demorou a ser feito e necessitou de negociação.



Sonhos de Shangai / Quin Hong - Wang Xiaoshuai (Imagem Filmes) Prêmio do Júri em Cannes-2005. Nos anos 60, família chinesa vai morar no interior.



Amigas com Dinheiro / Friends With Money - Nicole Holofcener – Excelente elenco em drama sobre amizade entre mulheres.



Pequena Miss Sunshine / Little Miss Sunshine - Jonathan Dayton (Fox) – Sucesso surpresa nos EUA, este filme independente com belo elenco fala da viagem de uma família pelo país para levar uma menina que vai participar de um concurso de miss infantil.



A Ponte - The Bridge- Eric Steel (Imagem Filmes) – Documentário sobre uma das pontes mais famosas do mundo, a Golden State, em São Francisco, EUA, onde um número expressivo de pessoas vai para se suicidar.



Uma Verdade Incoveniente / An Incovenient Awful Truth - Davis Guggenheim (UIP/03/11) – Ex-vice de Bill Clinton, derrotado por George W. Bush naquela confusão eleição de 2000, Al Gore soube se reinventar como um respeitado palestrante sobre as precárias condições do clima e meio ambiente na Terra.



A Última Noite / A Prairie Home Companion - Robert Altman (Imagem Filmes) – Diretor no seu terreno: filme-painel com elenco maravilhoso. Fala da transmissão final de famoso programa de rádio interiorano que marcou a história dos EUA.



O Caminho para Guantanamo / A Road to Guantanamo - Michael Winterbottom e Matt Whitecross (Art Films - 29/09) – Urso de Prata em Berlim para elogiada mescla de ficção com documentário sobre a prisão equivocada de suspeitos (inocentes) de terrorismo pelo governo atual dos EUA. Elogiada, aliás, por lados diferentes envolvidos na questão, inclusive pró-Bush. As vítimas do erro interpretam a si mesmas.



Marcello, Uma Vida Doce / Marcello, la Dolce Vita - (Art Films) - Um canto de amor em documentário por amigos, parceiros, mulheres, colegas, parentes, para um mais do que saudoso ator genial, uma das glórias máximas do cinema mundial: Marcello Mastroiani.



The Night Listener - Patrick Stettner (Imagem Filmes) - Há muito Robin Williams não era tão elogiado quando por este suspense em que interpreta um radialista gay que faz amizade, durante transmissões de seu programa, com garotinho que diz sofrer abusos nas mãos da família. Mas nada é o que parece.



Esboços por Frank Gehry - / Sketches of Frank Gehry - Sidney Pollack (Imagem Filmes) – Primeiro documentário do famoso diretor (e bom ator ocasional, em seus filmes e alheios), no qual ele acompanhou o trabalho do aclamadíssimo arquiteto. Levou cinco anos para ficar pronto.



Hollywoodland - Allen Coulter – Como A Rainha, também chega fresquinho de Veneza, onde rendeu uma contestada Copa Volpi de ator para Ben Affleck, no papel do ator Georges Reeves, o Super-Homem de famosa série de TV nos anos 50, morto em 1958 em circunstâncias misteriosas, embora a versão oficial seja a de suicídio.



C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor / Crazy - Jean-Marc Vallée (California Filmes) – Homem luta para aceitar a própria homossexualidade e ter um bom relacionamento com o pai e os quatro irmãos, em fábula moderna com toques musicais.



A Comédia do Poder / L´ivresse du Pouvoir - Claude Chabrol (Imagem Filmes) - Juíza é encarregada de investigar um complicado caso de escândalo político-financeiro. Claude Chabrol em grande forma, em pleno uso de ironia sagaz nas observações político-social-culturais, com elegância ferina, e em nova parceria com uma de suas atrizes-fetiches, Isabelle Huppert – também uma das melhores do cinema mundial. Excelente filme.



Clerks II - Kevin Smith – Continuação bacana da obra que lançou Smith no cinema, traz os dois manés do primeiro, agora com 30 e poucos anos, ainda envolvidos com trabalho em loja de conveniência, mas que precisam arrumar nova ocupação quando tem problema com o estabelecimento em que trabalham. Atenção para a sórdida e hilária descrição da trepada, literalmente, animalesca, com o burro.



Um Certo Olhar / Snow Cake - Marc Evans (Imagem Filmes) - Abriu o Festival de Berlin deste ano e a atuação de Sigourney Weaver foi ovacionada. Assassino recentemente liberado da prisão dá carona a uma jovem e acaba se envolvendo em um acidente, que resulta na morta da garota. Ele tem que explicar à mãe da moça, uma senhora autista, o que aconteceu.



Inferno / L´Enfer - Danis Tanovic (Imagem Filmes) – Diretor do premiado

Terra de Ninguém, usa roteiro inédito do gênio Krzysztof Kieslowski (1941 - 1996), e talentoso elenco feminino francês, em trama sobre a vida de três irmãs.



O Grito das Formigas / Shaere Zobale-Há - Mohsen Makhmalbaf (Europa Filmes) - Uma vergonha por si só, ainda mais grave para alguém que fez Salve o Cinema, Um Instante de Inocência, etc. Este drama de casal iraniano que vai fazer viagem mística na Índia é um sub O Céu Que Nos Protege, obra de Bernardo Bertolucci com Debra Winger e John Malkovich – este sim, belo filme. Espiritualidade e a Índia, dois temas que merecem seriedade, tratados de forma indigente em cenas e frases inacreditáveis, como no papo do trem no começo, primeiro entre o casal e depois dela com o indiano. Vergonha, Makhmalbaf.



A Educação das Fadas - La Educación de las Hadas - José Luis Cuerda (Europa Filmes) - A trama mostra o argentino Ricardo Darin (bom e popular ator) como um inventor de brinquedos que casa com mulher que tenta terminar a relação sem qualquer explicação. O homem faz de tudo para salvar sua família, enquanto se envolve com uma caixa de supermercado argelina. Educação das Fadas como os três citados (em especial Chegadas...), traz uma quantidade descomunal de tragédias narradas/citadas -dignas de uma melodrama da produtora Palmex-, mas de uma forma enrustida, escamoteada, como se precisasse delas apenas de raspão, para emoldurar uma pieguice demencial e asinina. Sério candidato a pior filme do ano.



DICAS DE FILMES QUE NÃO TÊM DISTRIBUIÇÃO AINDA ASSEGURADA:



Com exceção de Première Latina e Première Brasil, só entram dicas de obras que não tem, ao menos por enquanto, distribuição comercial assegurada.



PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL



Opal Dream - Peter Cattaneo – O diretor inglês do sucesso Ou Tudo Ou Nada, faz uma fábula dramática sobre uma menina que tem dupla de amigos imaginários. Depois que ela fica doente, seu irmão tem que superar a sua descrença nesses seres e tenta ajudar a irmãzinha de alguma maneira.



Um Casal Perfeito / Un Couple Parfait Nobuhiro Suwa - Finalmente o Brasil verá um filme desse cineasta japonês, dotado de uma estilo cinematográfico singular, autor de

M/Other, na sua terra natal, e do soberbo H Story, na França. Ele volta a filmar em francês ao mostrar a dissolução de um casal que está prestes a se separar mas ainda comparece à um casamento de amigos antes de terminar tudo. A mulher é a ótima Valéria Bruni-Tedeschi. Se prosseguir com o grau de excelência já demonstrado, Suwa pode virar um cineasta importante no panorama do cinema contemporâneo.



Juventude em Marcha - de Pedro Costa – Longo (154 minutos), árido, sem concessões, a nova obra do diretor dos ótimos Ossos e No Quarto da Vanda, foi a grande polêmica de Cannes. O diretor reencontra um senhor cabo-verdeano com quem trabalhou em outros filmes, e que interpreta um homem que vai morar numa área de realojamento social do governo no mesmo bairro em que sempre habitou, em obra que mistura ficção com documentário.



A Estrela Que Não É / La Stella Che Non C´é - Gianni Amelio Mais um filme que acabou de passar em Veneza (evento italiano acabou em 9 de setembro), traz Amelio de volta ao cinema político que o fez famoso (Lamerica, Assim É Que Se Ria,, etc), depois do drama sentimental As Chaves da Casa - que fez sucesso no Brasil. Um dos melhores atores do momento, Sergio Castellitto interpreta italiano que trabalha numa indústria e que viaja até a China para recuperar máquina defeituosa que vendeu sem querer à visitantes chineses na Itália, mergulhando numa realidade bem diferente da sua com a ajuda de uma intérprete.



Fui! - Volando Voy - Miguel Albaladejo – Sucesso espanhol baseado na história real de um menino que aos oito anos se tornou o maior ladrão de carros de Madri. Hoje aos 36, é piloto de provas e escreve para uma revista de automobilismo. O diretor fez os simpáticos e afetuosos A Primeira Noite de Minha Vida e Filhote.



EXPECTATIVA



Diretores iniciantes, carreiras em desenvolvimento que podem virar trajetórias de vulto.



A Terra Abandonada / Sulanga Enu Pinisa - Vimukthi Jayasundara - Camera D’Or (prêmio para melhor diretor estreante) em Cannes de 2005, em filme do Sri Lanka elogiado com unanimidade por trazer imagens poéticas que aos poucos traduzem os sentimentos e conflitos de um grupo de personagens; entre eles, um soldado que se sente culpado após matar um desconhecido, e uma criança que cresce em meio a uma região devastada pela guerra.



Admiração Mútua - Andrew Bujalski – Na estréia com Funny Ha Ha, o jovem diretor demonstrara um senso de humor melancólico cativante que parece ter se confirmado nesta segunda obra, desta vez em preto e branco. Roqueiro que se muda para Nova York para tentar reativar a carreira, acaba flertando com a mulher de um casal que é amigo da DJ que o está tentando auxiliar.



A Cauda da Serpente / A Snake’s Tail - Bijan Daneshmand – O próprio diretor interpreta o papel principal deste drama sobre conflitos de aculturação, mostrando um jovem iraniano que mora em Londres e começa a se interessar por suas raízes ao ficar amigo de um ancião que lhe apresenta livros e o inicia no ritual de fumar ópio, o que acaba deixando-o viciado.



Como Festejei O Fim do Mundo / Comment J’ai Fêté La Fin Du Monde - Catalin Mitulescu – Aos poucos, graças ao humor negro único e ao belo senso de observação política, o cinema romeno começa a fazer sucesso em festivais internacionais. Este saiu com o prêmio de atriz numa paralela em Cannes, a Um Certain Regard. Se passa em 1989 último ano da ditadura comunista de Nicolai Ceausescu, quando sem querer, uma adolescente e seu namorado quebram um busto do político, e ela vai parar num reformatório por isso.



Alice - Marco Martins – Guardando semelhanças com o americano Keane, de Lodge Kerrigam, também de 2005, este filme mostra a busca meticulosa e desesperada num grande centro urbano de um pai por sua filha pequena desaparecida há meses, para isto espalhando câmeras por toda a cidade.



PREMIÈRE LATINA



Talentos consolidados e novas promessas do cinema de nuestros hermanos. Destaque absoluto vai para Carnaval de Sodoma, do grande cineasta mexicano Arturo Ripstein está na sessão Première Latina. É mais uma obra estupenda e complexa, de uma ferocidade lúdica, nunca nem niilista, nem panfletário-maneirista, de um dos melhores cineastas contemporâneos. Nela, Ripstein traduz mais uma vez todo o misto de desprezo claro com admiração oculta (segundo o próprio disse em mais de uma entrevista), com ícones simbólicos de seu país e como o cineasta lida com eles: a mistureba de religiosidade popular com sacanagem, o sentimentalismo exarcebado, o anti-clerecalismo, crítica à moral burguesa mas também às pulsões sem controle das classes menos favorecidas, os pequenos burocratas medíocres e hipócritas, a vacuidade dos neo-politizados que ficam só no discurso banal e sem maiores articulações, etc, etc.



Tudo que faz dele um herdeiro do espanhol Luis Buñuel (com quem colaborou rapidamente décadas atrás), em estilo visual único, pois sabemos que estamos vendo um filme de Ripstein, com uma determinada câmera (travellings peculiares), enquadramentos com assinatura própria – que nos remetem tanto, com mais força, à A Virgem da Luxúria, quanto à Vermelho Sangue, O Evangelho das Maravilhas, Princípio e Fim, Castelo das Purezas, Fox Trot, etc. Cena antológica: prostituta amante de um lado, e a esposa, do outro, na Igreja, trocando insultos em desejos ditos diretamente para uma imagem da Virgem Maria, sendo que este encontro é semanal e combinado entre as duas. O artista faz tudo com a colaboração sempre habitual da mulher e roteirista Paz Alicia Garciadiego (escritora de formação), e pela segunda vez, do filho Alejandro na montagem – eta modo de trabalho/vida mais maquiavélico-burguês, né?



Deve-se chamar a atenção para este filme por uma bela razão: é a pré-estréia pública mundial de Carnaval de Sodoma. Nem no México estreou.



Outros destaques da Première Latina:



As Leis de Família - Derecho de Família - Daniel Burman - Uruguaio radicado na Argentina, aclamado pelo ótimo O Abraço Partido , volta a falar sobre judaísmo e paternidade. Parece que já foi comprado, mas ainda não há confirmação final do nome da distribuidora.



Enquanto Isso / Mientras Tanto - Diego Lerman – Jovem cineasta do excelente Tan de Repente traz ciranda de personagens vivendo conflitos-limite como a separação de um casal.



O Guardião / El Custodio - Rodrigo Moreno – Grande vencedor do Festival do Ceará, passou em Gramado, onde foi bem recebido. Co-produção argentino-uruguaia sobre guarda-costas de político tão obcecado em cumprir bem seu papel, que começa a perder sua identidade pessoal.



DOCUMENTÁRIO LATINO



Atravessando o Arizona - Crossing Arizona - Joseph Matthew e Dan DeVivo - O explosivo conflito da fronteira EUA-México em obra contudente e complexa que entrevista gente de todos os lados envolvidos.



A Vida Curta de José Antonio Gutierrez - Das kurze Leben des José Antonio Gutierrez - Heidi Specogna – Uma grande idéia para um documentário (alemão-suiço): a reconstituição da vida de um menino de rua da Guatemala que foi morar nos EUA e conseguiu o sonhado green-card. Servindo no Exército, ele foi o primeiro soldado norte-americano a morrer no Iraque.



PREMIÈRE BRASIL



Cada vez mais a seleção do Festival do Rio contempla a nata do cinema nacional, demonstrando o quão vital tem sido o evento para quem faz nossos filmes. Em meio a uma seleção que parece promissora vale destacar o curta Um Olhar Sobre a cegueira de Nelson Rodrigues (tema tão presente na obra rodrigueana, até por causa de um problema pessoal), de Felipe Duque e Mariana Abbade; e o longa Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias, que teve uma estréia primorosa com o não justamente reconhecidoDe Passagem, modelo de sensibilidade perspicaz no trato discreto das questões referentes à problemas sociais, também tema do novo trabalho dele, uma releitura contemporânea das aventuras mitológicas do semi-deus Hércules, agora um moto-boy.



Vale dizer que, por problemas em encontrar salas de exibição e/ou datas nas mesmas, algumas das obras mostradas nesta sessão em anos anteriores demoraram a chegar nos cinemas (como O Signo do Caos, de Rogério Sganzerla, quase dois anos), ou nunca chegaram (caso do mineiro Samba-Canção, de Rafael Conde, que salvo engano, nem em Belo Horizonte foi exibido nas salas comuns), mesmo já tendo distribuidora. Aliás, como sempre, vários dos filmes que vão passar este ano já têm distribuidora, outros, não.



MIDNIGHT MOVIES



Filmes ousados e provocantes.



Os Anjos Exterminadores / Les Anges Exterminateurs - Jean-Claude Brisseau – Boa fórmula para sintetizar o cinema infelizmente ainda pouco conhecido no Brasil deste grande realizador francês (Boda Branca passou nos cinemas, e Anjo Negro foi lançado em VHS): ele mostra o que aconteceria se Pier Paolo Pasolini adaptasse um livro de Sidney Sheldon, ou as letras de Harold Robbins inspirassem o cinema de Rainer Wener Fassbinder. Os filmes deste diretor celebram o sexo de uma maneira vulcânica, mas não num hedonismo sem conseqüência. Seus personagens vivem as dores e delícias de uma espécie de danação, não eterna (a não ser por alguns detalhes metafísicos de certos obras), mas terrena, por saciarem seus desejos num mundo que não está preparado para isso. O cinema de Jean-Claude Brisseau é de um paroxismo voraz, sempre oscilando entre o sublime e o ridículo, e de forma rocambolesca. Anjos mostra o processo de envolvimento, num jogo psicológico com suas intérpretes, de um diretor de cinema que prepara obra misturando ficção com a realidade sobre os mistérios do prazer sexual feminino e seus limites. Na verdade, é a história dele, Brisseau, em trama confessional in extremis: quatro atrizes que fizeram testes para sua obra anterior (detalhe: mas acabaram não trabalhando no filme), o magnífico Coisas Secretas (passou no Festival do Rio 2003), o processaram por assédio sexual e coerção psicológica. O diretor escapou da condenação graças à um acordo. Disparado uma das atrações mais aguardadas do Festival. As atrizes escolhidas para a trama, lindíssimas, fizeram questão de dizer que não foram coagidas a fazer coisa nenhuma.



Daft Punk’s Electroma - Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter - A cultuada dupla francesa de música eletrônica dirige a odisséia de dois robôs que querem se tornar humanos. Curiosidade: não há música do Daft Punk na trilha.



Matthew Barney: Sem restrições - Alison Chernick - Documentarista registra o processo criativo do bom cineasta experimental Barney, marido da cantora Björk, em projeto japonês a quatro mãos com a mulher, empregando um navio baleeiro, petróleo e rituais japoneses tradicionais, tudo encenado numa baía local.



MIDNIGHT MOVIES ESPECIAL – ALEJANDRO JODOROWSKY



Todos as três excelentes fitas deste artista plástico, quadrinista, tarôlogo, e cineasta, têm que ser vistas: El Topo, La Montaña Sagrada, e Fando y Lis, obras de primeira do cinema fantástico, e as melhores definições possíveis para o termo filmes da meia-noite, que batiza esta sessão.



FOCO CANADÁ



Houve um boato que o país enfocado seria a China, que realmente tem uma cinematografia de enorme qualidade. Mas é interessante a escolha do Canadá, para que possamos descobrir que por lá não existe apenas David Cronenberg, Atom Egoyan, Patricia Rozema, Dennys Arcand, e alguns menos cotados mas talentosos como Ghyslaine Coté. Ainda assim, tomara que ano que vem o país escolhido seja China, Coréia do Sul ou Taiwan.



Deite Comigo / Lie With Me - Clement Virgo – Novo escândalo do ramo cinema de arte pornográfico com cenas explícitas, sobre o encontro de um jovem casal afeito ao sexo casual, que enfrenta a hesitação em transformar a relação em algo mais.



A Ruptura - La Coupure - Jean Châteauvert – Outra polêmica sexual, ao mostrar o longo relacionamento incestuoso de um casal de irmãos, e como eles tentam pôr fim a isto já bem adultos, ela casada e com filhos.



A Novena / La Neuvaine - Médica cética tenta se matar por sentir culpa pela morte de uma paciente. É salva por jovem crente e sua vida começa a mudar. Aclamado por tratar de temas que podem cair na pieguiece de forma sóbria.



DOX



Documentários sobre como vai nosso confuso planeta.



Nós Alimentamos o mundo / We Feed the World - Erwin Wagenhofer – Uma tese triste e perturbadora: apesar da fome que grassa na Terra, o mundo já produz comida suficiente para alimentar 12 bilhões de pessoas, o dobro da população global de hoje.



Jonestown: Vida e morte no templo do povo / Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple - Stanley Nelson – Investigação sobre o maior, mais famoso e estarrecedor suicídio coletivo da História: em novembro de 1978, 913 membros da seita californiana Templo do Povo, comandada pelo carismático líder Jim Jones, se mataram tomando veneno – Jones também. O fato ocorreu na cidade de Jonestown, na Guiana, costa nordeste da América do Sul, onde a seita desenvolvia trabalho espiritual e político-social. O caso ficou tão conhecido que até Chico Anysio criou personagem inspirado em Jones, que por anos apareceu no humorístico do brasileiro.



FRONTEIRAS



Mais documentários sobre o estados das coisas mundo afora.



Voltando à Bósnia / Back to Bósnia - Sabina Vajraca – Exilados nos EUA por causa da guerra, família de bósnios muçulmanos volta ao país para reclamar apartamento e bens roubados pelos sérvios. Terminam por ver ao vivo os traços do genocídio praticado e descobrem os detalhes das atrocidades que sofreram amigos e parentes que não tiveram a sorte de escapar como eles.



SCI-FI MÉXICO



Enquanto dado coletivo esta é a seleção – cinco filmes feitos entre 57 e 66 – mais bacana do Festival do Rio, por demonstrar tanto uma abertura maior ao cinema de gênero (que a presença de filmes como Fauno e The Host, e a tripla seleção de Jodorowsky, só reforça), e uma forma alternativa de uma cinematografia pouco conhecida por este tipo de obra. Só conheço A Nave dos Monstros / La Nave de los Monstruos (59), divertido e talentoso. A trama mostra Vênus sem homem nenhum depois que morre o último; o governo local envia duas agentes espaciais para procurar espécies masculinas em diferentes planetas. Eles param aqui na Terra, onde conhecem dois irmãos.



GAY



O Céu Dividido / El Cielo Dividido - Julián Hernández – Descobri o filme anterior do diretor, Mil Nuvens De Paz Cercam o Céu, Amor, Jamais Deixará de Ser Amor, no evento de 2003, naquele esquema de ver no escuro, sem nada saber a respeito de. Era uma maravilha em preto e branco que emulava Robert Bresson, tanto que copiava Pickpocket no final, e com influência de um poema de Pier Paolo Pasolini no roteiro. Só por isso já dá para recomendar este daqui, que é sobre casal masculino estável que tem relação abalada com a chegada de um terceiro homem que começa um caso com um deles.



O Festival traz ainda outras sessões:



MOMA (o Museu de Arte Moderna de Nova York), trazendo dois filmes aclamados em Cannes: o documentário Zidane - Um Retrato do Século XXI, e Destricted - 7 Vezes Erotismo, com curtas de sexo explícito de cineastas já conhecidos ou em ascensão como Marina Abramovic, Matthew Barney, Marco Brambilla, Larry Clark, e Gaspar Noé, estes dois últimos, conhecidos polemistas sexuais, vide Kids e Ken Park, e Irreversível.



Novas Imagens do Irã - Ficção e documentários bem recentes (2005/2006) de uma das cinematografias mais relevantes do mundo, incluindo o novo Jafar Panahi (Fora de Jogo), e Irã: Uma Revolução Cinematográfica, sobre como foi construído o cinema deste país.



Diário de Perlov - Sobre a documentação que fez da própria vida, o cineasta judeu brasileiro radicado em Israel, David Perlov.



Geração - Tradicional no evento e elogiada pelo caráter educacional, de formação de público, é dirigida a crianças e pré-adolescentes.



Imagens-Galáxias - Filmes experimentais de alto nível de nomes como como Man Ray, Stan Brakhage, Kenneth Anger, Jean Cocteau, Glauber Rocha, Joris Ivens, Jena Genet, Artazvad Pelechian, Maya Deren, Nilson Primitivo, etc. Curadoria da cineasta colombiana Paula Gaetan, viúva de Glauber Rocha.



Pocket Films - Três programas com filmes curtos realizados com telefone celular.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário