Críticas


FESTIVAL DO RIO 2006: VOLVER

De: PEDRO ALMODÓVAR
Com: PENÉLOPE CRUZ, CARMEN MAURA, LOLA DUEÑAS, CHUS LAMPREAVE
22.09.2006
Por Daniel Schenker
CORES INTENSAS EM CONJUNTO SÓBRIO

A volta de uma mãe tida como morta não é o único retorno presente neste novo filme de Pedro Almodóvar: ressurgem as cores fortes (principalmente, o vermelho e o azul), a atriz Carmen Maura e os ecos dos primeiros filmes do cineasta. Mas, apesar das personagens plantarem maconha (vide Pepi, Luci, Bom y otras Chicas del Montón ), evocarem o passado hippie ou envolverem-se em imbróglios familiares que pouco ou nada ficam a dever aos de A Lei do Desejo , o registro impresso em Volver é diverso.



Se em Má Educação Almodóvar ensaiou um revival dos anos 80, agora ele até olha para trás, mas segue adiante, fiel à trilha que vem percorrendo desde o excelente A Flor do meu Segredo . Não por acaso, cria personagens que, mesmo confrontadas com o preenchimento de lacunas determinantes do passado, não vivem totalmente estagnadas à espera de esclarecimentos.



Os homens não têm nenhuma chance na ciranda de Volver , formada por mulheres solidárias – ainda que, eventualmente, às custas de alguma remuneração ou barganha. O diretor enreda as figuras femininas de uma mesma família numa trama de contornos passionais, valorizando, porém, a contenção em detrimento de um forte apelo melodramático. Almodóvar está discreto, o que não significa que tenha perdido a intensidade.



Exibido no Festival de Cannes, o filme ganhou os prêmios de roteiro (Almodóvar) e atriz, este último dividido entre Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Chus Lampreave, Blanca Portillo e Yohana Cobo. Uma decisão afetiva do júri, mas talvez um tanto inadequada, tendo em vista que a homenagem a um conjunto foi priorizada em detrimento de uma real análise de interpretações individuais.



# VOLVER

Espanha, 2006

Direção: PEDRO ALMODÓVAR

Elenco: PENÉLOPE CRUZ, CARMEN MAURA, LOLA DUEÑAS, CHUS LAMPREAVE, BLANCA PORTILLO, YOHANA COBO

Duração: 121 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário