Críticas


FESTIVAL DO RIO 2006: UM CERTO OLHAR

De: MARC EVANS
Com: ALAN RICKMAN, SIGOURNEY WEAVER, CARRIE-ANNE MOSS
26.09.2006
Por Luiz Fernando Gallego
PROPOSTA HUMANITÁRIA

Há filmes que valem por sua proposta humanitária. Como a de aceitarmos as diferenças com pessoas que têm características muito peculiares: autistas, por exemplo.



Em Um Certo Olhar (título em português para Snow Cake) é a vez de Sigourney Weaver ter seu dia de Rain Woman - embora não seja muito provável que ela venha a receber um Oscar por este desempenho tal como Dustin Hoffmann levou o seu pelo autista de Rain Man.



Não que ela não se esforce para transmitir o comportamento de uma autista com alta atividade em várias áreas e enormes limitações em outras - incluindo uma perplexizante incapacidade de manifestar emoções, mesmo em caso de perda dramática e significativa. Em matéria de perdas, aliás, o personagem de Alan Rickman parece atrair má-sorte. Tudo acontece com ele.



A personagem que dá chance a um desempenho que favorece algum grau de identificação por parte do espectador comum é o de Carrie-Anne (Matrix) Moss. Não sei se os espectadores desinformados sobre a questão (ou questões) dos autistas conseguirão aceitar melhor as diferenças, já que o roteiro traz situações forçadas e a direção é rotineira.



Aceitar diferenças é desejável; mas não dá para aceitar facilmente filmes como este.



UM CERTO OLHAR (SNOW CAKE)

Inglaterra/Canadá, 2006

Direção: MARC EVANS

Elenco: ALAN RICKMAN, SIGOURNEY WEAVER, CARRIE-ANNE MOSS

Duração: 112 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário