Críticas


FESTIVAL DO RIO 2006: ANTONIA

De: TATA AMARAL
Com: NEGRA LI, LEILAH MORENO, QUELYNAH, CINDY
02.10.2006
Por Daniel Schenker
ALGUMA COERÊNCIA E MENOS RISCOS

Em Antonia , Tata Amaral retoma algumas qualidades de seus trabalhos anteriores. As localidades onde se passam cada uma das histórias que conta costumam ter importância central, independente da prioridade recair eventualmente para espaços fechados. A Móoca de Um Céu de Estrelas e o Alto da Lapa de Através da Janela estavam, de certa forma, estampados nas casas das protagonistas dos dois filmes. No entanto, ao apontar sua câmera para Vila Brazilândia, periferia de São Paulo, a cineasta decidiu valorizar o desenho (aparentemente) labiríntico e íngreme do bairro, captado pela fotografia de Jacob Sarmento Solitrenick, que busca, às vezes de modo um pouco excessivo, o belo plano.



Seja como for, há ainda um outro acerto: o rendimento dos intérpretes. Nos filmes anteriores, as atrizes principais (Leona Cavalli, muito interessante no primeiro, e Laura Cardoso, excepcional no segundo) eram uma das grandes forças impulsionadoras e agora não é diferente porque a diretora extrai bom resultado de suas não-atrizes. Negra Li, Leilah Moreno, Cindy e Quelynah alcançam ótima pulsação na tela grande como as quatro integrantes do grupo Antonia.



Existe, porém, um problema sério na base desta nova produção. É o roteiro do filme, assinado pela própria Tata e por Roberto Moreira (diretor do incômodo Contra Todos ), quesito que já havia prejudicado Através da Janela . Contudo, se antes a falha dramatúrgica residia na resolução inverossímil do “mistério” da história, Antonia sofre com a ausência de personagens consistentes. A maioria é sintetizada através da rápida pincelada de um traço da personalidade (a destemida, a submissa, a impulsiva, etc.); ou, muito claramente, está ali para cumprir uma determinada função (caso de Diamante, encarregado de fazer o contraponto de humor diante dos percalços enfrentados pelas protagonistas). Além disso, a cineasta parece aqui bem distante da disposição à experimentação de Um Céu de Estrelas . Permitiu-se, ao que tudo indica, caminhar por pedras conhecidas neste momento.



Ao mesmo tempo em que revela desejo em desenvolver elementos propostos anteriormente, Tata Amaral adere a uma trilha menos arriscada em Antonia .



# ANTÔNIA

Brasil, 2006

Direção: TATA AMARAL

Elenco: NEGRA LI, LEILAH MORENO, QUELYNAH, CINDY

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário