Críticas


INFILTRADOS, OS

De: MARTIN SCORSESE
Com: JACK NICHOLSON, LEONARDO DICAPRIO, MATT DAMON
10.11.2006
Por Daniel Schenker
OS PERSONAGENS-ATORES DE SCORSESE

O mundo que Martin Scorsese descortina diante do espectador em Os Infiltrados divide-se, basicamente, entre policiais e criminosos, vilões e mocinhos, verdade e mentira. É preto no branco. Ou quase. Mesmo quem não se enquadra por completo nestas categorias não sofre muitas transformações ao longo da projeção. O cineasta apresenta personagens lineares inseridas num contexto algo maniqueísta. Surpreendentemente, isto não é um problema.



Talvez porque o perfil contrastante dos protagonistas da história – Billy Costigan, infiltrado na quadrilha do mafioso Frank Costello com o objetivo de desbaratá-la, e Colin Sullivan, infiltrado na polícia com o intuito de servir de informante a Costello – não seja ocasional. Scorsese, que buscou inspiração num thriller de Hong Kong, Conflitos Internos , não se contenta em apenas divertir o espectador mostrando Costigan e Sullivan caçando-se um ao outro como gato e rato.



O cineasta investe, isto sim, em personagens que representam personagens durante boa parte do tempo, no sentido de que desempenham um determinado papel, falam um texto que não “escreveram”. No entanto, como bons atores, Costigan e Sullivan articulam seus textos falsos de maneira convincente porque se apropriam deles. Mentem com verdade – o que pode ser considerado, numa perspectiva um pouco simplificada, como o paradoxo presente no trabalho do ator.



E Scorsese faz aqui um filme de atores, que não surgem sufocados pelo peso de uma superprodução ou anestesiados pela impessoalidade de um projeto, como aconteceu, respectivamente, com os dois últimos e insatisfatórios filmes do cineasta, Gangues de Nova York e, em especial, O Aviador . Em Os Infiltrados , dá espaço para um time masculino composto por Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Martin Sheen, Marc Wahlberg e Alec Baldwin. Quase todos apresentam rendimento equilibrado numa produção que sinaliza discretas opções de Martin Scorsese e seus colaboradores, como a ambientação em Boston e a valorização do telefone celular, “arma” utilizada pelos roteiristas com cada vez mais freqüência.



# OS INFILTRADOS (THE DEPARTED)

EUA, 2006

Direção: MARTIN SCORSESE

Roteiro: WILLIAM MONAHAN

Produção: BRAD GREY, GRAHAM KING, BRAD PITT, MARTIN SCORSESE

Trilha Sonora: HOWARD SHORE

Fotografia: MICHAEL BALLHAUS

Elenco: JACK NICHOLSON, LEONARDO DICAPRIO, MATT DAMON, MARTIN SHEEN, MARK WAHLBERG, ALEC BALDWIN

Duração: 152 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário