Artigos


MOULIN ROUGE

28.06.2002
Por Marcelo Janot
TÃO EXTRAVAGANTE QUANTO O FILME

“Spectacular, Spectacular”. Não há termo melhor para definir o caprichadíssimo DVD duplo de Moulin Rouge, uma extravagância à altura do ousado filme do australiano Baz Luhrmann, o grande injustiçado entre os cinco concorrentes ao Oscar este ano. Mesmo assim, assistir a Moulin Rouge em DVD definitivamente não é a mesma coisa do que no cinema. Por mais que a qualidade do som e da imagem sejam impecáveis, a obra perde muito de sua grandiloqüência na tela de TV.



O DVD, que não tem culpa disso, cumpre sua parte. São horas e horas de material. Só o filme, por exemplo, aparece em quatro versões. A primeira é igual à do cinema. A segunda, entitulada no menu de Atrás da Cortina Vermelha, é interativa: aproximadamente a cada 15 minutos o filme é interrompido e entra um mini-documentário com informações históricas e técnicas sobre o que está sendo visto. Apesar da originalidade no formato, esta versão só funciona para aqueles que já viram o filme antes, pois as interrupções quebram o ritmo – ou seja, atrapalham aquele que é justamente um de seus grandes méritos.



A possibilidade de se assistir ao filme com o comentário do diretor ao fundo é a melhor coisa de um DVD. Críticos de cinema muitas vezes são levados a especular o que o diretor quis dizer com sua obra. Interpretam o filme como se estivessem lendo o pensamento de seu autor. Nos DVDs com áudios de comentário, reduz-se os riscos de se cometer leviandades. É como se o espectador sentasse numa poltrona ao lado do diretor para ver o filme. No caso de Moulin Rouge, um filme que dá uma banana pros anacronismos e coloca dançarinas de can can, em pleno fim do século 19, pulando ao som de Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, vale muito a pena ouvir o que os realizadores têm a dizer.



No DVD há dois comentários ao fundo (sem legendas). O melhor deles é o que reúne Baz Luhrmann e seu amigo de infância Craig Pearce, que escreveu o roteiro junto com ele. Em clima descontraído, eles comentam cada detalhe do roteiro enquanto as cenas vão se desenrolando. Da composição dos personagens (comparam Satine, vivida por Nicole Kidman, à personagem de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo) à escolha das músicas (explicam porque Father and Son, de Cat Stevens, Never Tear Us Apart, do INXS, e Under My Thumb, dos Rolling Stones, ficaram de fora), o espectador vai entendendo o porque daquele turbilhão de signos despejados na tela em ritmo alucinante. Em determinado momento, eles dizem que, no processo de pesquisa para o roteiro, descobriram muitas coisas interessantes sobre o pintor Toulouse-Lautrec. Mas não explicam porque o personagem, que em 1953 mereceu uma biografia digna no Moulin Rouge dirigido por John Huston, virou um anão histérico e clownesco – a meu ver, a única grande bola fora do filme.



A outra faixa de comentário reúne o diretor (de novo!), a produtora Catherine Martin (mulher de Luhrmann) e o diretor de fotografia Donald McAlpine. São comentários mais técnicos, que de uma forma ou de outra já são abordados nos outros extras do DVD – por isso não tão valiosos quanto o de Luhrmann com Pearce.



O disco 2 do DVD traz uma tonelada de extras (todos legendados), muitas vezes redundantes. Há os memoráveis números de dança do filme em suas versões integrais, maiores do que as que foram para a tela na edição final. É possível acompanhá-los através de vários ângulos, escolhendo sua câmera preferida. Há também capítulos dedicados ao elenco, à música, à montagem, ao roteiro, à produção e até ao marketing, todos fartos de entrevistas. Para quem não tem paciência de assistir tudo, o making of de meia hora produzido pelo canal HBO resume os extras.



# MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO (MOULIN ROUGE)



Direção e roteiro: BAZ LUHRMANN

Fotografia: DONALD M. McALPINE

Elenco: NICOLE KIDMAN, EWAN McGREGOR, JIM BROADBENT, JOHN LEGUIZAMO

País/Ano de produção: EUA, 2001

Duração: 127 minutos

Região do DVD: 4

Legenda: Inglês, Espanhol, Português

Formato de Tela: Widescreen

Extras: Comentários do diretor e do roteirista/ Comentários do diretor, da produtora e do diretor de fotografia/ Versão com inserções interativas/ Seqüências de danças sem cortes e com opção multi-ângulo/ Making of/ Trailers/ Videoclipes/ Material Publicitário/ Entrevistas com os atores e com a equipe técnica

Distribuidor: Fox Video do Brasil

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário