Críticas


CROCODILO, O

De: NANI MORETTI
Com: SILVIO ORLANDO, MARGHETITA BUY, JASMINE TRINCA
29.11.2006
Por Marcelo Janot
CROCODILAGEM POLÍTICA

Se o cinema político italiano viveu seu apogeu nos anos 60 e 70, se tornando um dos mais férteis no gênero, nos últimos 12 anos, com Silvio Berlusconi no poder, haveria motivos de sobra pra que ele ressurgisse. Sintomaticamente, isso vem acontecer no momento em que o Primeiro-ministro é derrotado nas urnas.



O Crocodilo (Il Caimano, no original) foi lançado poucas semanas antes das eleições de abril deste ano, e embora o inconformismo do diretor Nani Moretti em relação a Berlusconi seja comparável ao ódio que Michael Moore nutre por George Bush, não se pode atribuir a um filme independente a causa da derrota de um mega-empresário das comunicações, dono de três canais populares de televisão e controlador da máquina estatal.



O Crocodilo serve mais como um desabafo pessoal do cineasta sobre o impacto que os “anos Berlusconi” tiveram na cultura e na sociedade italianas. Falido profissionalmente e em crise no casamento, um produtor de filmes B (Silvio Orlando), responsável por títulos como Cataratas, Mocassins Assassinos e Maciste contra Freud, sonha em realizar um épico chamado O Retorno de Cristóvão Colombo. Diante das dificuldades para levar o projeto adiante, ele resolve investir no roteiro de O Crocodilo, assinado por uma diretora estreante, sem saber, a princípio, que a história tratava da ascensão de Berlusconi ao poder.



O filme de Moretti está mais próximo das farsas políticas de Mario Monicelli, como Vogliamo I Colonneli, do que da sisudez e do tom de denúncia das obras de Francesco Rosi (O Caso Mattei). Os momentos mais intimistas da trama, que enfocam a relação do produtor com a mulher e os filhos, são os que mais se aproximam do cinema confessional de Nani Moretti que ficou conhecido mundialmente (Caro Diário, O Quarto do Filho). Ele ainda se aproveita do uso da metalinguagem para encaixar referências explícitas a Fellini e ao Cidadão Kane de Orson Welles. No final das contas, O Crocodilo é uma homenagem emotiva, corajosa e bem-humorada a quem persegue o sonho de fazer cinema e a todos os intelectuais italianos que sofreram o efeito de 12 anos de crocodilagem.



# O CROCODILO (IL CAIMANO)

Itália, 2005

Direção e Roteiro: NANI MORETTI

Elenco: SILVIO ORLANDO, MARGHETITA BUY, JASMINE TRINCA, NANI MORETTI

Duração: 112 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário