Críticas


BOM PASTOR, O

De: ROBERT DE NIRO
Com: MATT DAMON, ANGELINA JOLIE, ROBERT DE NIRO, ALEC BALDWIN
20.03.2007
Por Marcelo Janot
TRAÍDO PELO ROTEIRO

Depois da estréia como diretor, em 1993, com Desafio no Bronx, Robert De Niro gastou muitos anos trabalhando neste ambicioso projeto, só que tanto esforço acabou prejudicado pelo mau roteiro de Eric Roth. Deveria saber que Roth é um roteirista bastante irregular, capaz de alternar bons trabalhos como Forrest Gump (que lhe valeu um Oscar), O Informante e Munique com bombas como O Mensageiro (de Kevin Costner) e O Encantador de Cavalos (de Robert Redford), dois dos piores filmes de todos os tempos. Vai ver que o problema dele é com atores que se aventuram pela direção.



Em O Bom Pastor, ao enfocar os bastidores da implantação da CIA após a Segunda Guerra, Roth tenta apresentar algo novo sobre o fascinante universo da espionagem e da política americana, mas peca pelo excesso. Excesso de desnecessárias idas e vindas no tempo, de reviravoltas, de clichês, numa trama rocambolesca um tanto fantasiosa que tem um quê de Código da Vinci. Pecado mortal para um roteirista, o filme é previsível. Várias das pretensas “surpresas” são facilmente antecipadas pelo espectador mais atento.



Robert De Niro até que não faz feio como diretor. Auxiliado pelo ótimo diretor de fotografia Robert Richardson, um dos preferidos de Martin Scorsese e Oliver Stone, e sobretudo pelo bom desempenho de Matt Damon, que acerta o tom vivendo o impassível agente que mata sem disparar um único tiro, De Niro mantém o pique, segurando o espectador por quase três horas. Melhor seria se ele pudesse aproveitar melhor a presença de Angelina Jolie (totalmente deslocada em papel sem glamour) e do genial Joe Pesci. Para quem esperava há oito anos o retorno de Joe Pesci às telas, é uma baita decepção vê-lo em cena numa ponta pequena e insignificante.



Quem quiser saber mais sobre os primeiros anos da CIA terá mesmo de esperar uma outra oportunidade, porque O Bom Pastor não passa de mais um entre tantos filmes já feitos sobre a dura missão dos espiões que optam por sacrificar suas vidas pessoais para guardar segredos de Estado.



# O BOM PASTOR (THE GOOD SHEPHERD)

EUA, 2006

Direção: ROBERT DE NIRO

Roteiro: ERIC ROTH

Produção: ROBERT DE NIRO, JAMES ROBINSON, JANE ROSENTHAL

Fotografia: ROBERT RICHARDSON

Edição: TARIQ ANWAR

Música: BRUCE FOWLER, MARCELO ZARVOS

Elenco: MATT DAMON, ANGELINA JOLIE, ROBERT DE NIRO, ALEC BALDWIN, BILLY CRUDUP, JOE PESCI

Duração: 167 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário