Críticas


CAIXA 2

De: BRUNO BARRETO
Com: FULVIO STEFANINI, DANIEL DANTAS, ZEZÉ POLESSA, THIAGO FRAGOSO, GIOVANA ANTONELLI, CASSIO GABUS MENDES
09.04.2007
Por Daniel Schenker
FEIJÃO COM ARROZ TEMPERADO POR ZEZÉ

O teatro brasileiro tem tradição na comédia de costumes. Filiados ao gênero, autores como Martins Pena, França Junior e Arthur Azevedo produziram, cada qual a seu modo, textos calcados em bem humoradas observações sociais e comportamentais, testemunhos de um país em transformação no qual os moradores do interior migravam e deslumbravam-se com a cidade grande e muitos, de alguma forma, valorizavam o elemento estrangeiro em detrimento dos produtos do próprio país.



A comédia de costumes sobreviveu na cena nacional, sendo, porém, apropriada de maneiras diversas pelos dramaturgos que surgiram ao longo do tempo. Nas últimas décadas, Juca de Oliveira e Marcos Caruso (em parceria constante com Jandira Martini) despontaram como herdeiros do gênero e seus textos vêm alcançando bastante sucesso no teatro, valendo evocar Meno Male e Caixa 2 no caso do primeiro e Sua Excelência, o Candidato e Porca Miséria no da dupla. No entanto, as transposições para a tela grande não têm sido muito felizes.



Talvez o palco seja um espaço mais apropriado à dinâmica de histórias apoiadas em sucessões de mal entendidos apresentados em ritmo vertiginoso, ainda que o cinema ofereça a possibilidade de trabalhar com locações variadas. Mesmo assim, Bruno Barreto, que transitou recentemente pela comédia com razoável desenvoltura em O Casamento de Romeu e Julieta , poderia ter aproveitado mais as externas de São Paulo, reduzidas, neste novo filme, a panorâmicas que destacam o contraste social e a discretas referências ao bairro do Limão.



Produção rotineira, Caixa 2 preserva, porém, o potencial crítico do texto de Juca de Oliveira, que mira na perda de sintonia com princípios éticos e na informatização aniquiladora do elemento humano, e sobrevive às custas do desempenho satisfatório do elenco. Fulvio Stefanini reedita a figura do empresário inescrupuloso com competência e Daniel Dantas se sai a contento como o funcionário dedicado ao extremo. Mas quem brilha é Zezé Polessa na pele da mãe de classe-média baixa que procura tirar algum proveito da confusão na hora em que ela se instala.



# CAIXA 2

Brasil, 2006

Direção: BRUNO BARRETO

Roteiro: JUCA DE OLIVEIRA, MÁRCIO ALEMÃO

Produção: PAULA BARRETO, PAULO DANTAS, SARA SILVEIRA

Fotografia: ZÉ BOB

Elenco: FULVIO STEFANINI, DANIEL DANTAS, ZEZÉ POLESSA, THIAGO FRAGOSO, GIOVANA ANTONELLI, CASSIO GABUS MENDES

Duração: 83 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário