Críticas


MOTOQUEIROS SELVAGENS

De: WALTER BECKER
Com: JOHN TRAVOLTA, TIM ALLEN, WILLIAM H. MACY, MARTIN LAWRENCE
23.04.2007
Por Marcelo Janot
VIAGEM COMPORTADINHA

Quatro amigos experimentando a sensação de liberdade ao cruzar as estradas americanas de moto. Qualquer semelhança entre Motoqueiros Selvagens e Easy Rider – Sem Destino, a obra-prima de Dennis Hopper e Peter Fonda, não é mera coincidência. As referências ao filme que inaugurou uma nova era no cinema hollywoodiano são explícitas (com direito a ponta de Fonda). Mas quase 40 anos se passaram desde então. Mudou o mundo, mudou o cinema.



Motoqueiros Selvagens não quer contestar absolutamente nada. Pelo contrário, como típico produto dos Estúdios Disney, é comportadinho à beça na provocação a uma geração hoje tão carente de ideais e utopias. Os quatro protagonistas são sujeitos de meia idade frustrados na vida profissional e sentimental, que resolvem então reviver os tempos em que cultivavam o motociclismo como hobby, partindo para uma viagem sem destino.



O diretor Walt Becker parece querer simplesmente divertir o espectador com as trapalhadas protagonizadas por John Travolta, Tim Allen, Martin Lawrence e William H. Macy. Nem sempre consegue. O tom é quase pastelão, por vezes meio infantilizado, mas arranca algumas gargalhadas, especialmente quando Macy (de Fargo) está em cena. Assim como em Easy Rider, a junção da trilha sonora cheia de clássicos setentistas com as belas paisagens proporciona momentos de deleite para os olhos e ouvidos.



O filme também não perde a oportunidade para cutucar outro mito da contracultura americana, o grupo de motoqueiros Hell´s Angels, vistos aqui quase como um bando de tiranos retardados liderados por Ray Liotta, sob o nome de Del Fuegos. A gangue iria se chamar Hell´s Angels, mas o lendário grupo ameaçou os produtores de processo ao tomar conhecimento do roteiro. Claro que eles não iriam querer ser retratados de forma tão imbecilizada, mas o tom que Becker imprime é quase de paródia. No fundo, o deboche aos Hell´s Angels é quase carinhoso, e o final acena para aquele tipo de “reconciliação” capitalista bem nos moldes das típicas produções Disney.



# MOTOQUEIROS SELVAGENS (WILD HOGS)

EUA, 2007

Direção: WALTER BECKER

Roteiro: BRAD COPELAND

Produção: TODD LIEBERMAN, BRIAN ROBBINS, MICHAEL TOLLIN

Fotografia: ROBBIE GREENBERG

Edição: CHRISTOPHER GREENBURY E STUART PAPPÉ

Música: TEDDY CASTELLUCCI

Elenco: JOHN TRAVOLTA, TIM ALLEN, WILLIAM H. MACY, MARTIN LAWRENCE, RAY LIOTTA, MARISA TOMEI

Duração: 100 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário