Críticas


ATRAVESSANDO A PONTE – O SOM DE ISTAMBUL

De: FATIH AKIN
Com: ALEXANDER HACKE, ORHAN GENCEBAY, SEZEN AKSU
27.06.2007
Por Carlos Alberto Mattos
DELÍCIAS TURCAS

O passeio que Fatih Akin nos proporciona pela música de Istambul é bonito e superficial. As referências esparsas ao extra-música não valem como introdução a uma das cidades mais interessantes do mundo, suas seduções e problemas. Fala-se aqui do advento das drogas pesadas, ali da repressão à cultura curda, mas faltou a Atravessando a Ponte – O Som de Istambul uma “voz” (não falo necessariamente de um narrador) que situasse os vários discursos musicais em relação à vida da cidade.



Tampouco contribui a presença de Alexander Hacke, baixista do grupo alemão Einstürzende Neubauten e autor da trilha de Contra a Parede, o filme anterior de Akin (que, por sinal, terminava com uma performance musical à beira do Bósforo). Como guia dessa viagem, Hacke parece mais perdido e ocioso que escoteiro em mercado persa. Quando se despede na última cena, dá vontade de perguntar: “o que esse cara estava fazendo aí?”



Mesmo aproveitando mal a excelente oportunidade, Fatih Akin pelo menos serve um menu eclético para os ouvidos. Seu roteiro evolui do rock e do hip hop para os estilos mais tradicionais, a sonoridade dos dervixes, a música de rua e os hits românticos, fornecendo um mix de sons orientais e ocidentais que bem refletem a alma miscigenada da capital cultural turca. O virtuosismo de um Orhan Gencebay, o divismo da cantora Sezen Aksu, a velocidade do rapper Ceza, entre tantos outros, garantem a qualidade e a curiosidade do recital. Pena que, fora da música, Istambul tenha ficado nos limites de uma visão turística para alemão ver.



(Visite o DocBlog do crítico)



ATRAVESSANDO A PONTE – O SOM DE ISTAMBUL (CROSSING THE BRIDGE – THE SOUND OF ISTANBUL)

Alemanha/Turquia, 2005

Direção e roteiro:
FATIH AKIN

Fotografia: HERVÉ DIEU

Montagem: ANDREW BIRD

Som: JOHANNES GREHL, ANDREAS HILDEBRANDT

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário