Críticas


EM BUSCA DA VIDA

De: JIA ZHANG-KE
Com: HAN SANMING, ZHAO TAO, LI ZHUBIN
11.08.2007
Por Daniel Schenker
FRAGMENTOS DE REALIDADES

Em Busca da Vida , de Jia Zhang-Ke, é um filme sobre restos. Um pequeno pedaço de rua surge como o registro que ficou de uma cidade submersa. Uma foto representa uma evidência de passado. Objetos espalhados e desencontrados vêm à tona em meio ao barulho constante das demolições. Os personagens do filme também estão às voltas com desaparecimentos. Perguntam sobre o paradeiro de pessoas que não vêem há anos e se deparam com fragmentos de informações.



“A sociedade de hoje não combina conosco porque somos muito nostálgicos”, dizem, em determinado momento, personagens mais sintonizados com a preservação e/ou a recuperação de experiências do que com questionáveis imposições dos novos tempos. Jia Zhang-Ke mostra duas tentativas de resgate: na primeira, um homem, Han Sanming, procura a filha na tentativa de restabelecer um laço interrompido; na segunda, uma mulher, Shen Hong, sai à cata do marido e decide terminar o relacionamento, já em suspenso após um longo período de afastamento. Não há qualquer intenção de entrecruzar os dois “planos” numa mesma história.



Ao contrário, é no aparente desligamento que eles se conectam. Afinal, Jia Zhang-Ke trabalha com paisagens contrastantes. No início, os homens predominam e os espaços são claustrofóbicos; de um momento em diante, as mulheres passam a marcar presença e uma realidade mais abastada desponta. São duas Chinas que não se comunicam, como se pertencessem a épocas distintas. O retrato é oportuno, mas a insistência em sublinhar as discrepâncias retira parte da sutileza do filme. Ainda assim, Em Busca da Vida desponta como refinado exemplar cinematográfico, valendo destacar a interferência decisiva do som ambiente no eventual intimismo de buscas particulares e a aposta numa câmera que valoriza mais quem escuta do que quem fala. Uma imagem perturbadora permanece ao final da projeção: a agressiva construção física de um menino à procura de um cigarro.



# EM BUSCA DA VIDA (Sanxia Haoren)

China/Hong Kong, 2006

Direção e Roteiro: JIA ZHANG-KE

Fotografia: YU LIK WAI

Direção de Arte: LIANG JIN DONG e LIU QIANG

Montagem: KHUNG JING LEI

Música: LIM GIONG

Elenco: HAN SANMING, ZHAO TAO, LI ZHUBIN, XIANG HAIYU, ZHOU LIN.

Duração: 108 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário