Críticas


FESTIVAL DO RIO 2007: COCALERO

De: ALEJANDRO LANDES
21.09.2007
Por Marcelo Janot
ENTREATOS BOLIVIANO

É impossível não lembrar de Entreatos, o documentário de João Moreira Salles sobre a eleição de Lula para a presidência. O diretor Alejandro Landes acompanhou Evo Morales nos dois meses que antecederam sua vitória, em 2005. Assim como Salles, Landes teve livre acesso aos bastidores de campanha e à intimidade do candidato. Em diversos momentos ele parece ter se inspirado em Entreatos, com cenas praticamente idênticas: Evo Morales cortando o cabelo e falando ao celular; lendo o jornal e comentando a repercussão positiva de sua candidatura no exterior; dentro do avião com assessores de campanha, etc.



A câmera o segue com a equipe tentando buscar a invisibilidade do cinema direto, com um excesso de movimentos bruscos, alguns injustificáveis. O candidato demonstra uma simplicidade que soa autêntica, seja tomando banho de rio, jogando squash ou respondendo a militares hostis. Alejandro Landes nasceu no Brasil, cresceu no Equador, se graduou em política econômica nos Estados Unidos e hoje mora na Argentina. Nunca havia pisado na Bolívia até surgir a idéia do documentário. Isso explica o olhar curioso sobre Morales e sobre a realidade do país, ressaltando os contrastes entre a burguesia de Santa Cruz e os agricultores que vivem do cultivo de coca (os cocaleros). O discurso anti-americano também é destacado, assim como a importância de seus mentores políticos, Hugo Chaves e Fidel Castro – quando os três aparecem juntos numa foto, Morales faz piada com Bush, dizendo para “tomarem cuidado com a aliança do Mal”.



Embora não chegue a ser panfletário, Cocalero é bastante simpático com o personagem retratado, deixando pouco espaço para aspectos contraditórios de seu discurso, como a punição que sofrem os partidários desertores. Isso talvez incomode a alguns espectadores, mas não deixa de ser curioso ver como funciona a política num país em que a máquina publicitária não define o rumo das eleições.



Leia também a resenha de Carlos Alberto Mattos no DocBlog



# COCALERO

EUA/Argentina/Bolívia, 2006

Direção e roteiro:
ALEJANDRO LANDES

Duração: 94 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário