Críticas


GARÇONETE

De: ADRIENNE SHELLY
Com: KERI RUSSELL, CHERYL HINES, ADRIENNE SHELLY
31.10.2007
Por Daniel Schenker
SABOR DE TORTA-PADRÃO

“Sou feliz o bastante. Não espero muito, não dou muito, não recebo muito”, resume Cal, o mal humorado dono de uma lanchonete, cenário principal de Garçonete . Mas os horizontes de Jenna, protagonista da história, são estreitos demais. A moça vive um inferno conjugal e mora numa cidadezinha que não oferece perspectivas. Só encontra compensação no prazer em criar novas tortas. E na relação de cumplicidade com as amigas de trabalho.



Jenna começa a conquistar sua liberdade quando, após anos de infelicidade, passa a se dar o direito de viver uma aventura. Pode não ser muito. Mas é o cartão de despedida de Adrienne Shelly, diretora deste filme tão simpático quanto modesto, que foi assassinada em 2006. Shelly costuma ser lembrada por sua presença no excelente Confiança , de Hal Hartley. Poderia-se esperar, a partir daí, uma investida num projeto mais desestabilizador.



O próprio perfil da protagonista Jenna, moça insatisfeita com a gravidez que dá partida a um relacionamento extraconjugal, permitiria um desenvolvimento mais ousado. No entanto, Adrienne Shelly preferiu ater-se às convenções e se contenta em contar uma história inofensiva, que, provavelmente, não deixará marcas no espectador. Fica a lembrança de uma atriz promissora, dotada de certo timing, a julgar por sua composição para a irrequieta Dawn.



# GARÇONETE (WAITRESS)

EUA, 2007

Direção e Roteiro: ADRIENNE SHELLY

Produção: MICHAEL ROIFF

Trilha Sonora: ANDREW HOLLANDER

Fotografia: MATTHEW IRVING

Elenco: KERI RUSSELL, CHERYL HINES, ADRIENNE SHELLY

Duração: 107 minutos





Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário