Críticas


SANTOS E DEMÔNIOS

De: DITO MONTIEL
Com: ROBERT DOWNEY JR., SHIA LEBOUF, CHAZZ PALMINTERI, DIANNE WIEST
17.12.2007
Por Daniel Schenker
RELAÇÕES EXPLOSIVAS

O Queens novaiorquino pega fogo no verão escaldante de 1986, segundo Dito Montiel, responsável por Santos e Demônios , transposição cinematográfica de seu próprio livro. O objetivo principal não parece ser o de promover uma radiografia da intolerância social. Há, claro, algo de documental no descortinar da paisagem de uma região empobrecida, onde as famílias não têm ventilador para driblar o calor e os jovens andam em grupos que mais parecem gangues, um contexto não tão diferente do que já se mostrou em relação ao Harlem e ao Bronx.



Santos e Demônios evidencia, porém, que a raiz da desorientação está dentro de casa, a exemplo da brutalidade de Antonio, a quem o filme é dedicado, e da debilidade de Giuseppe. Montiel, por sua vez, não viveu numa família desestruturada, mas nunca conseguiu resolver a relação descompassada com o pai. Esta falta de interação, de sintonia, a despeito de toda a potência daquilo que se sente, é valorizada pelo cineasta num filme repleto de personagens com dificuldade generalizada de expressar afeto, todos legítimos representantes de uma juventude que externa necessidade constante de se aproximar da morte.



A sinceridade contundente de Dito Montiel, a habilidade em filmar um ambiente que conhece (não só as ruas, mas também as lajes e piscinas comunitárias que sevem de ponto de encontro) e a riqueza do quadro humano apresentado conferem apreciável qualidade a Santos e Demônios . É uma produção atravessada por belas seqüências, como a passagem de Montiel e do novo amigo, Mike, no metrô que corta o Queens, de ponta a ponta, num passeio descompromissado rumo a Coney Island; e a do amoroso acerto de contas entre Montiel, no momento em que volta para rever os pais depois de muitos anos na Califórnia, e a mãe. No satisfatório elenco, que traz Robert Downey Jr. e Shia LaBeouf interpretando o protagonista em diferentes épocas, destaque para Dianne Wiest.



# SANTOS E DEMÔNIOS (A GUIDE TO RECOGNIZING YOUR SAINTS)

EUA, 2006

Direção e Roteiro: DITO MONTIEL

Produção: CHARLIE CORWIN, CLARA MARKOWICZ, TRUDIE STYLER, TRAVIS SWORDS

Trilha Sonora: JONATHAN ELIAS

Fotografia: ERIC GAUTIER

Elenco: ROBERT DOWNEY JR., SHIA LEBOUF, CHAZZ PALMINTERI, DIANNE WIEST

Duração: 98 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário