Críticas


LEMON TREE

De: ERAN RIKLIS
Com: HIAM ABBAS, DORON TAVORY, ALI SULIMAN, RONA LIPAZ-MICHAEL
10.08.2008
Por Daniel Schenker
DILUIÇÃO DE TCHEKHOV

A história de Salma, viúva palestina confrontada com a determinação do governo de Israel de cortar os limoeiros de seu pomar por julgar que constituem perigo à segurança do Ministro da Defesa a partir do momento em que ele se muda para a casa ao lado, evoca pontos nevrálgicos abordados por Anton Tchekhov na peça O Jardim das Cerejeiras . Como Tchekhov, o diretor Eran Riklis contrasta, em Lemon Tree , duas visões de mundo – uma norteada pelo valor afetivo e a outra, pelo pragmatismo.



“Herdei o pomar do meu falecido pai e não há indenização que pague isto”, afirma Salma, que praticamente só consegue sensibilizar Mira, mulher do Ministro da Defesa, com quem trava cumplicidade, insuficiente, porém, diante da pressão estabelecida em torno de ambas. Ao seu lado também está o jovem advogado Ziad. E o antigo empregado da família, companhia diária de muitos anos, figura que remete à dramaturgia de Tchekhov.



A praticidade se impõe sobre o vínculo emocional, demarcando uma ordem de mundo contra a qual lutar é quase impossível. Riklis perde a oportunidade de aproveitar a influência de Tchekhov para desenvolver uma eventual reflexão a respeito de noções de tempo descompassadas, representadas por personagens portadores de discursos tão diferentes que não conseguem estabelecer uma relação de escuta.



O cineasta segue por um caminho menos consistente – o da heroína cuja humildade oculta uma imprevista obstinação, que não mede esforços na luta pelo que considera fundamental. O espectador já viu muitos filmes nesta linha – e Erin Brokovich , produção de Steven Soderbergh protagonizada por Julia Roberts, é apenas um entre tantos exemplos – e, por isso mesmo, surpreende a inserção no roteiro de uma frase dita por Ziad: “parece que só os filmes americanos têm um final feliz”. O que parece é que faltou certa dose de autocrítica a Eran Riklis, que não está tão distante assim do modelo citado. A atriz Hiam Abbas apresenta uma composição competente de Salma, mas é prejudicada pela construção piegas da personagem, ainda no estágio do roteiro.



# LEMON TREE

Israel/Alemanha/França, 2008

Direção: ERAN RIKLIS

Roteiro: SUHA ARRAF, ERAN RIKLIS

Produção: LEON EDERY, MOSHE EDERY, DAVID SILLBER, ERAN RIKLIS

Fotografia: RAINER KLAUSMANN

Trilha Sonora: HABIB SHADAH

Montagem: TOVA ASHER

Elenco: HIAM ABBAS, DORON TAVORY, ALI SULIMAN, RONA LIPAZ-MICHAEL

Duração: 106 minutos





Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário