Críticas


FESTIVAL DO RIO 2008: SOBRE O TEMPO E A CIDADE

De: TERENCE DAVIES
08.10.2008
Por Nelson Hoineff
TEMPOS, LUGARES, RESPOSTAS

Aos que acreditam que "Jesus Salva!" recomendo a leitura dos sonetos de Shakespeare. Ali estão respostas – melhor dizendo, diálogos – capazes de serem bastante úteis para seres humanos preocupados com temas como beleza, juventude, envelhecimento, legado. Tudo está em Shakespeare – nos sonetos (quero dizer neste momento), tanto quanto nos embates existenciais descritos em todas as suas peças – e se existe interlocução para as questões realmente essenciais dos homens, não sou capaz de lembrar caminhos melhores para procurar.



Sobre o Tempo e a Cidade é possivelmente o mais shakespeariano filme que vimos recentemente, ainda que não haja nele contida uma linha sequer escrita por Shakespeare. O texto, que foi escrito e lido pelo diretor Terence Davies, lembra muito do que Shakespeare nos contou há mais de 400 anos. Ele é sobre Liverpool, mas não é sobre a cidade que o autor está falando. Ele está nos dizendo sobre os nossos reflexos nas suas paredes, sobre o ato de conquistar para em seguida ver tudo ruir, sobre a descoberta do homem que nós somos, uma descoberta que exercitamos todos os dias, mas nem sempre – quem nos dera! – desta maneira.



Se tal exercício não é tão importante quanto o oxigênio para a nossa sobrevida, não imagino mesmo o que possa ser. O que está na tela são setenta e poucos minutos de imagens de arquivo de Liverpool. Imagens que são transformadas pela palavra e chegam a nós como algo completamente diferente. Olhamos o prédio ruindo, mas não é o prédio que está lá, é a nossa marca na sua história. O que pode ser melhor do que um amigo que nos ajuda a entender a experiência dos fenômenos da vida?



Davies faz isso. Exercita a palavra, a construção das imagens, a grandeza de se expor e a generosidade de nos entregar. Ao se enxergar, faz com que nos enxerguemos. Não são mais as pontes que têm importância. São as muitas memórias que guardamos delas, porque cada memória não registra as pontes, mas nos registra a nós.



Dificilmente isso poderia ser feito num ambiente diferente do que respeita dessa forma o tempo de cada plano, o momento de cada fusão, a entonação de cada fonema. Sobre o Tempo e a Cidade tem o privilégio de tornar esse diálogo possível num tempo e num local possível. Vê-lo é como ler os sonetos. As respostas estão ali.



Mostra FOCO REINO UNIDO

TER (30/9) 18:30 Espaço de Cinema 3 [EC331]

TER (30/9) 21:45 Espaço de Cinema 3 [EC333]

SAB (27/9) 16:00 Est Vivo Gávea 1 [GV107]

SAB (27/9) 20:20 Est Vivo Gávea 1 [GV109]

SEX (3/10) 20:45 Est Barra Point 2 [BP239]



# SOBRE O TEMPO E A CIDADE (OF THE TIME AND THE CITY)

Inglaterra, 2008

Direção e Roteiro: TERENCE DAVIES

Fotografia: TIM POLLARD

Edição: LIZA RYAN-CARTER

Direção de Arte:

Música (supervisão musical): IAN NEIL

Duração: 72 minutos

Site oficial: http://www.imdb.com/title/tt1232790/officialsites





Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário