Críticas


FESTIVAL DO RIO 2008: NOVELA NA SANTA CASA

De: CATHIE LEVY
05.10.2008
Por Carlos Alberto Mattos
A FILA DA ESPERANÇA

Novela na Santa Casa acompanhou, de março a junho de 2006, candidatas a uma cirurgia plástica estética na famosa fila de Ivo Pitanguy, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Dessa maneira, trouxe à luz um feixe de sentimentos e ilusões de nossa era devotada ao culto da aparência.



A francesa Cathie Levy passou quatro anos tentando sensibilizar a TV francesa para entrar no projeto. Nesse ínterim, ficou amiga da família e da equipe de Pitanguy. Sua intenção era enfocar a fila da cirurgia como "um signo de esperança". Cathie acha que no Brasil a busca da beleza ainda tem muitos tabus: "As mulheres fazem plástica, mas não dizem. Por isso admiro Elza Soares, que nos shows agradece aos músicos e ao seu cirurgião plástico." No filme de Cathie, as mulheres não escondem nada.



Edna luta contra a obesidade como uma espécie de vestibular para a esperada cirurgia de redução dos seios. Iolanda vive o dilema de escolher uma parte quando gostaria de remodelar o corpo inteiro. Adriana precisa operar rápido antes de voltar para Miami. Claudemira jura que quando estiver magra e serelepe, não vai nem olhar para o ex-marido que a deixou por estar gorda. Catarina espera que a cirurgia remova sua depressão crônica. Fátima vende bijuterias para financiar uma correção do nariz.



Com acesso franqueado a todas as classes, a fila do Pitanguy na Santa Casa é um "lugar social" onde Cathie pôde colher essas "histórias de vida" (as expressões são dela, em bom português). Quando esteve pela primeira vez no Brasil, a passeio, Cathie foi resgatada de um afogamento em Ipanema por quatro salva-vidas ("lindos, lindos") e resolveu que, devendo sua vida ao Rio, se mudaria para cá. Uma semana depois, foi assaltada num ônibus e deu meia volta atrás. Passou a repartir seu tempo entre o Rio, Paris e Marselha.



Seu primeiro filme foi um doc sobre fantasias de meninas (Quando Passam as Bruxinhas, 1988). Ela vê uma continuidade em Novela, agora com "meninas" mais velhas. O tema é a esperança, não o resultado. Por isso Cathie não incluiu na edição as cenas de um encontro das personagens principais numa praia, após as respectivas cirurgias. O filme se restringe às diversas etapas que antecedem a operação, quando as candidatas se relacionam com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e sobretudo umas com as outras. Nessas conversas, Cathie flagra carências, mal-entendidos, traços de vaidade e uma beleza que vem da simples humanidade daquelas mulheres. Flagra, ainda, o culto ao "Professor Pitanguy", uma espécie de deus capaz de garantir a eterna juventude de suas escolhidas.



Novela na Santa Casa é um tipo de documentário muito diverso do comumente praticado no Brasil. A rigor, entre nós, só Maria Augusta Ramos (Justiça, Juízo), formada na Holanda, pratica esse modelo de cinema direto, que dispensa entrevistas e narração. Todas as situações são expostas a partir dos contatos (alguns provocados para o filme) entre as personagens. O estadunidense Frederick Wiseman é um dos "faróis" de Cathie, juntamente com Godard ("pela distância e o jogo entre equipe e personagens").



Estética à parte, o desafio é grande, tanto em termos de dramaturgia, como de produção. Beth Formaggini, a produtora brasileira através de sua empresa 4Ventos, explica que a negociação ocorria a cada minuto. Nem todas as pacientes concordavam em ser filmadas e tinham que ser excluídas do campo visual, assim como as pacientes de cirurgia reparadora, que o filme não aborda.



Para a TV francesa, a diretora preparou duas versões (de 50 e 80 minutos) com alguma narração explicativa. A versão longa-metragem trazida ao Brasil é a sua preferida. A experiência de Cathie Levy nos docs inclui retratos da vida na Ópera da Bastilha e em um prédio da antiga Berlim Oriental. Seu último trabalho foi o doc-thriller À Procura de Franck Burns, no qual investiga o paradeiro de um escritor desaparecido.



SAB (4/10) 17:00 Odeon Petrobras [OD049]

DOM (5/10) 11:15 Odeon Petrobras [OD052]

SEG (6/10) 17:40 Est Vivo Gávea 3 [GV348]

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário