DVD/Blu-ray


CHOKE – NO SUFOCO

11.09.2009
Por Luiz Fernando Gallego
ULTRAJANTE A RIGORES

Texto revisto a partir do que foi publicado durante o Festival do Rio 2008 e acrescido de informações sobre o DVD



O filme CHOKE - NO SUFOCO foi exibido no Festival do Rio 2008 e recentemente lançado em DVD no Brasil, tendo permanecido inédito no circuito comercial por aqui. É uma estréia satisfatória do ator Clark Gregg (que também aparece em um pequeno papel) como diretor; o roteiro também é dele, baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk (de Clube da Luta), e foi publicado no Brasil com o título de No Sufoco (mas encontra-se esgotado na editora atualmente).



Filmado em apenas três semanas, ficou pronto a menos de sete dias de sua exibição no Festival de Sundance de 2008 onde recebeu o Prêmio Especial do Júri para o elenco. Faz sentido, mas os atores merecem destaque individual. Por exemplo, Sam Rockwell (que esteve muito bem em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford no papel de irmão mais velho de Ford) tem sua melhor oportunidade desde que foi premiado no primeiro filme dirigido por George Clooney, Confissões de uma Mente Perigosa.



O personagem que ele interpreta em Choke, Victor, freqüenta (sem resultados) um grupo de auto-ajuda para compulsivos por sexo, trabalha em um parque que reconstitui os Estados Unidos do período colonial com pessoas vestidas à moda, e quer saber quem é mesmo seu pai quando a mãe (trambiqueira, anarquista ensandecida, drogada no passado), agora em processo demencial galopante (Anjelica Huston) lhe diz que o pai não é quem ele pensava. Mas como ela não o reconhece mais como sendo seu filho Victor, não pode lhe contar algo tão particular.



Mas Victor tem outro hábito compulsivo : engasga em restaurantes para ser salvo por alguém a quem ele possa posteriormente explorar financeiramente. (Daí o título Choke, que literalmente quer dizer “engasgo”).



Sam e Anjelica estão afinadíssimos como uma peculiar dupla de mãe e filho, apoiados por ótimos coadjuvantes: Brad William Henke como um masturbador compulsivo, amigo de Victor, capaz de ficar "empolgado" até com um retrato antigo da mãe de Victor - e Kelly MacDonald no papel de uma nova “Dra. Marshall” da clínica onde a mãe de Victor está internada. A atriz esteve na melhor cena de Onde os Fracos não tem Vez junto a Javier Barden, quando se recusava a jogar a vida num cara-ou-coroa perto do final.



O destaque do filme é mesmo o enredo, tão incomum quanto o que poderíamos esperar do autor de Clube da Luta e de outros livros insólitos. O tema da compulsão - que era à agressividade (masoquista) no livro mais famoso do escritor (e no filme retirado do romance) - reaparece agora como compulsão sexual; e além das perversões nesta área, temos personagens bizarros, senhoras dementes com a libido exaltada, uma stripper recitando epístola de São Paulo, escatologia, e até mesmo referência a uma relíquia do Vaticano que seria "o prepúcio sagrado" (?!) - ou seja, irreverência, blasfêmia e ultraje.



Em uma projeção diurna no festival de 2008 no Rio algumas pessoas talvez tenham se sentido mesmo ultrajadas, já que se levantaram para ir embora. Na sessão da noite foi aplaudido. A maioria das duas plateias riu bastante. Mas além das situações (várias grotescas) que provocam risadas - até mesmo nervosas - em quem tolerar tanta ousadia, o filme deixa claro não é só para fazer graça irreverente mal-comportada. Na verdade, trata de condutas heterodoxas fora da (suposta) norma através de nonsense e sem moralismo ou "redenção" habituais em filmes americanos mais "saidinhos". (Só que este é "saidaço").



Caracterísitcas do DVD



Distribuição: Fox Home Entertainment



Embalagem amaray slim impressa em português.



Zonas: 4 (América Latina, Austrália e Nova Zelândia), 1 (EUA e Canadá) e 3 (Sudeste Asiático).



Não recomendado para menores de 18 anos.



Menu interativo em inglês, português, espanhol entre outros.



Seleção de cenas.



Seleção de áudio e legenda (OBS.: Legenda em português, apenas para o filme e não para os bônus - que são muitos e interessantes).



Bônus:



Comentários em áudio do diretor/escritor/ator Clark Gregg e do ator Sam Rockwell (durante o filme).



- 5 Cenas excluidas (com comentários opcionais de Clark Gregg e Sam Rockwell).



- Um papo com Clark Gregg e Chuck Palahniuk (10´)



- Olá meu nome é Victor e sou viciado em sexo - o ´making of´ de Choke (15´)



- Amor de mãe (5´)



- Do Festival International de Los Angeles (3´)



- Fox Movie Channel apresenta "Escolha de Elenco" (10´)



- Erros de gravação (1´)



- Trailers de outros filmes da FOX (legendados)



Ficha técnica do filme:



# CHOKE - NO SUFOCO (CHOKE)



EUA, 2008



Direção: CLARK GREGG



Roteiro: Clark Gregg baseado em livro de Chuck Palahniuk



Fotografia: Tim Orr



Edição: Joe Klotz



Direção de Arte: Matteo De Cosmo



Música: Nathan Larson



Elenco: SAM ROCKWELL, ANJELICA HUSTON, BRAD WILLIAM HENKE, KELLY MacDONALD, JOEL GREY



Duração: 92 minutos



Site oficial: http://www.foxsearchlight.com/choke/

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário