Críticas


ISCA PERFEITA, A

De: JEZ BUTTERWORTH
Com: NICOLE KIDMAN, BEN CHAPLIN, VINCENT CASSEL, MATHIEU KASSOVITZ
16.12.2002
Por Maria Silvia Camargo
PESCARIA IRREGULAR

Jez Butterworth, o diretor de A Isca Perfeita, é desta geração de jovens (tem 33 anos) diretores ingleses, do qual Guy Ritchie se destaca. Jez também fez de seu filme uma comédia com pitadas de violência. Nada de tanta personalidade, estilo e sangue quanto Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes . Entre um Nigel Cole ­ que fez o ingênuo e açucarado O Barato de Grace - e o marido de Madonna, Jez estaria no meio.



A Isca Perfeita tem a vantagem de trazer à tona toda a insegurança e acidez de um casal que só têm em comum o desespero e o sexo. Acidez muito bem explicitada num elenco mais forte que o roteiro: Nicole Kidman convence como a russa Nádia; Mathieu Kassovitz e Vincent Cassel estão ótimos como sempre e Ben Chaplin surpreende ­- até hoje andava sendo mal aproveitado em

Hollywood. A fragilidade do filme, no entanto, está no roteiro, que toma liberdades farsescas nas cenas de aeroporto do final­ numa trama que não tem este tom.



É claro que a trama básica já é surpreendente: um adulto faz um pedido via internet e o "produto" que recebe é Nicole Kidman em carne e osso. Difícil, mas nada impossível, como são as cenas que encerram a fita.



John (Ben Chaplin), um solitário inglesinho de uma cidade do interior,

tenta manter tudo sob controle até que, num ato de ­ quase inverossímel de ingenuidade, "compra" uma esposa via internet. Quem chega diretamente da Rússia,­ em outro momento inacreditável ­ é Nicole Kidman, a Nádia. O que eles têm em comum? a falta de perspectivas. Ele, por medo e excesso de conforto, ela, porque seu País faliu ­ quando a vida dela já estava falida.



O título em português conta quase tudo o que acontece depois. O original, Birthday Girl é melhor. Os irmãos Butterworth como roteiristas são tão ingênuos e pueris quanto o alter ego John, haja visto a frase de vendagem do filme: "Onde é que está

escrito que você deve encontrar o amor da sua vida em um supermercado?" . Graças ao elenco e uma direção paciente, nada veloz, o espectador embarca em 70% da trama, ­ o que já vale a visita.



#A ISCA PERFEITA (BIRTHDAY GIRL)

EUA, Grã Bretanha, 2001

Direção: Jez Butterworth

Roteiro: Tom Butterworth e Jez Butterworth

Produção: Steve Butterworth e Diana Phillips

Fotografia: Oliver Stapleton B. S. C.

Montagem: Christopher Tellefsen A. C. E.

Música: Stephen Warbeck

Elenco: Nicole Kidman, Ben Chaplin, Vicent Cassel, Mathieu

Kassovitz.

Duração : 90min.









Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário