Críticas


SEGREDO DOS SEUS OLHOS, O

De: JUAN JOSÉ CAMPANELLA
Com: RICARDO DARÍN, SOLEDAD VILLAMIL, GUILLERMO FRANCELLA
25.02.2010
Por Luiz Fernando Gallego
O SEGREDO DO SUCESSO?

Texto revisto a partir do que foi publicado durante a MOSTRA PREMIERE LATINA do Festival do Rio 2009



Apesar da produção caprichada e da presença muito interessante da atriz Soledad Villamil ao lado de um Ricardo Darín rotineiro (eficiente, mas o de sempre e mais recentemente quase sem modulações), O Segredo dos seus Olhos peca ao tentar atirar em tantas direções.



O eixo central une um mistério criminal e a obsessão de um homem no sentido de tentar desmascarar um assassino, não deixando impune uma violência bárbara. O tema lembra o de uma sombria história de Friedrich Dürrenmatt que já foi levada às telas cinco vezes desde 1958, a última em 2001 (A Promessa, dirigido por Sean Penn).



Mas o roteiro do diretor Juan José Campanella (O Filho da Noiva) e de Eduardo Sacheri, autor do romance original, salta muito rapidamente de um estupro seguido de morte para passagens cômicas a cargo de um personagem interpretado por Guillermo Francella. Soa quase imoral.



Outra ideia interessante era a do acobertamento de psicopatas a serviço de governos repressores da liberdade e da democracia, tal como a Argentina viveu tantas vezes durante tantos anos. Mas isso também não é levado adiante.



Por fim, um romance de difícil concretização ganha a mesma importância como gancho de suspense (vai acontecer ou não?) que a questão detetivesca.



Ao atenuar os aspectos mais densos do enredo, o filme deixa a impressão de covardia para enfrentar ou para desenvolver o que tinha de melhor nas situações de base da história, certamente pretendendo seduzir as plateias com a ênfase em lances de humor e romance, De fato, o filme foi o maior êxito de bilheteria em 2009 na Argentina, tendo levado três milhões de espectadores ao cinema; e pela segunda vez o diretor (e co-roteirista, além de responsável pela montagem) Juan J. Campanella (de O Filho da Noiva) entra na disputa do Oscar de filme em língua não-inglesa, além de ter tido várias indicações ao prêmio Goya na Espanha e levado alguns. Pode-se deduzir deste tipo de receptividade que tudo de sério e responsável que havia como gancho inicial do enredo foi mesmo transformado em diversão palatável, embalada para consumo e distração, ainda que com a duração um pouco superior a 120 minutos. Mais do que "o segredo dos seus olhos", este pode ser o "segredo" de certos sucessos.



# O SEGREDO DE SEUS OLHOS (EL SECRETO DE SUS OJOS)

Argentina/Espanha, 2009

Direção: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

Roteiro: JUAN JOSE CAMPANELLA e EDUARDO SACHERI baseado em livro deste último.

Fotografia: FÉLIX MONTI

Edição: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

Música: FEDERICO JUSID e EMÍLIO KAUDERER

Elenco: RICARDO DARÍN, SOLEDAD VILLAMIL, GUILLERMO FRANCELLA

Duração: 127 minutos

Site oficial: http://www.elsecretodesusojos.com/

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário