Críticas


SONHOS ROUBADOS

De: SANDRA WERNECK
Com: NANDA COSTA, AMANDA DINIZ, KIKA FARIAS, MARIETA SEVERO
01.05.2010
Por Daniel Schenker
REALIDADE SEM MAQUIAGEM

Jéssica vive dividida entre o frisson de empreitadas arriscadas e a obrigação em cuidar da filha, contando apenas com a ajuda do avô debilitado. Daiane sofre com o assédio do padrasto e encontra fortaleza de afeto no convívio com uma cabeleireira. Sabrina sofre as conseqüências do envolvimento intempestivo com um bandido. São três adolescentes moradoras de favela, que, em graus variáveis, flertam com a prostituição e, diante da quase ausência dos laços de origem, unem-se na formação de uma espécie de família substituta.



Escorada no livro As Meninas da Esquina – Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil , de Eliane Trindade, Sandra Werneck “flagra” o rito de passagem das personagens em Sonhos Roubados , ficção diretamente ligada ao trabalho anterior da cineasta, o documentário Meninas . Pode-se detectar um desejo de documentação da realidade que não se dissolve de modo totalmente orgânico na estrutura do filme nas imagens finais da coreografia na quadra (breve menção à importância da inclusão da arte em comunidades carentes) e da prostituição de rua. No geral, porém, o discurso social não impede que Sandra Werneck alcance a autenticidade pretendida.



A diretora não maquia personagens e ambientes (notável reconstituição de espaços fechados, mérito da direção de arte de José Joaquim). E conta com o excelente rendimento de um elenco expressivo na espontaneidade buscada. Premiada com justiça na última edição do Festival do Rio, Nanda Costa interpreta Jéssica com garra inegável. Silvio Guindane tem ótima presença como o ex-marido evangélico. E Marieta Severo brilha ainda mais na pele da amorosa cabeleireira Dolores. Uma ressalva: destoa da qualidade geral a cena, um tanto artificial, em que as personagens visitam o cemitério e falam sobre a dificuldade de lidar com ausência de suas mães.



SONHOS ROUBADOS

Brasil, 2009

Direção e Produção: SANDRA WERNECK

Roteiro: PAULO HALM, MICHELLE FRANZ, ADRIANA FALCÃO, SANDRA WERNECK, JOSÉ JOFFILY, MAURICIO O. DIAS, a partir do livro de ELIANE TRINDADE

Música: FABIO MONDEGO, FAEL MONDEGO, MARCO TOMMASO

Fotografia: WALTER CARVALHO

Direção de Arte: JOSÉ JOAQUIM

Montagem: MAIR TAVARES

Elenco: NANDA COSTA, AMANDA DINIZ, KIKA FARIAS, MARIETA SEVERO

Site Oficial: http://www.cineluz.com.br/sonhosroubados/

Duração: 85 minutos





Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário