Críticas


MINHA TERRA, ÁFRICA

De: CLAIRE DENIS
Com: ISABELLE HUPPERT, CHRISTOPHER LAMBERT, NICOLAS DUVAUCHELLE, ISAACH DE BANKOLÉ
21.11.2010
Por Daniel Schenker
UM LUGAR NO MUNDO

Em Onde os Fracos não têm Vez , Joel e Ethan Coen abordavam a sensação de desconforto dos mais idosos diante de um mundo em transformação, cuja nova lógica não conseguiam compreender. Minha Terra, África , de Claire Denis, é um filme muito diferente, mas, de alguma maneira, potencializa os extremos de identificação e falta de sintonia. “Estou velho demais para me acostumar com um outro lugar”, diz um dos personagens, mesmo diante de uma guerra civil que assola o país, deixando todos em situação de extrema insegurança.



A Maria Vial interpretada por Isabelle Huppert também não tem a menor intenção de deixar a África. Luta com todas as suas forças (impressiona a disponibilidade física de Huppert) para continuar administrando a sua fazenda. De início, parece uma mulher que não cumpre um papel social mais previsível. Aos poucos, porém, traços de sua personalidade obsessiva vão sendo descortinados diante do espectador: obcecada por sua terra, seu país e seu filho, o alienado Manuel (Nicolas Duvauchelle). “Este é o país dele. Nasceu aqui, mas não ama essa terra”, exclama Maria, a respeito do filho.



Claire Denis não projeta Maria como heroína clássica. A protagonista do filme simboliza, sim, o apego a um lugar no mundo (vale lembrar que a cineasta nasceu em Paris e foi criada no continente africano), mas também uma voluntária negação do real. Mantém a cegueira diante das evidências, apesar de todo o seu senso de praticidade. Se no início as más notícias chegam via rádio, aos poucos não há como evitar o confronto com uma paisagem cada vez mais desolada. Entretanto, Maria insiste. Pelo menos até ser confrontada com cenas de crueldade e demência dentro de sua própra família. Em Minha Terra, África , a diretora traça esse panorama de ruína com apreciável domínio das ferramentas do suspense e câmera de notada influência documental.



# MINHA TERRA, ÁFRICA

França, 2009

Direção: CLAIRE DENIS

Roteiro: CLAIRE DENIS, MARIE N’DIANYE, LUCIE BORLETEAU

Produção: PASCAL CAUCHETEUX

Fotografia: YVES CAPE

Edição: GUY LECORNE

Trilha Sonora: STUART STAPLES

Elenco: ISABELLE HUPPERT, CHRISTOPHER LAMBERT, NICOLAS DUVAUCHELLE, ISAACH DE BANKOLÉ

Duração: 100 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário