Críticas


ÚLTIMA ESTAÇÃO, A

De: MICHAEL HOFFMAN
Com: HELEN MIRREN, CHRISTOPHER PLUMMER, PAUL GIAMATTI, JAMES MCAVOY
04.02.2011
Por Daniel Schenker
PADRÃO DE CORREÇÃO MARCA RETRATO DE TOLSTOI

Ao contrário da obra de Leon Tolstoi, A Última Estação não oferece desafios ao espectador. O diretor Michael Hoffman evita se arriscar para além do limite da correção e investe num filme que sublinha conflitos e questões centrais. Tolstoi (interpretado por Christopher Plummer) está no meio de uma divergência acirrada entre sua mulher, a Condessa Sofia (Helen Mirren), e seu discípulo, Vladimir Chertkov (Paul Giamatti). Contratado para trabalhar como secretário de Tolstoi, Valenti Bulgakov (James McAvoy) é incumbido tanto por Sofia quanto por Chertkov de vigiar o autor do monumental Guerra e Paz .



O academicismo de A Última Estação transparece desde a abertura, com informações sobre Tolstoi dispostas na tela, e ao longo da projeção, através de cenas e falas que transmitem uma determinada mensagem ao público. Hoffman coloca em pauta a tentação de controlar a vida do outro, mesmo que em prol de um ideal utópico. Seu maior acerto é não incorrer numa abordagem maniqueísta. Nem Chertkov desponta como vilão e nem Sofia, como heroína, ainda que ela pareça bem mais equilibrada em seus desvarios – e mais avançada, como, aliás, a maioria das mulheres em relação aos homens nesse filme. Quanto a Tolstoi, ele deseja escrever para o povo, revolta-se com regalias e não demonstra compartilhar exatamente dos ideais de pureza e castidade propagandeados por seus seguidores.



Escorado no romance homônimo de Jay Parini, Michael Hoffman preserva boas observações, como a constatação de Tolstoi acerca da velhice ao ver-se confrontado com a juventude de Valenti. Entretanto, apesar de eventualmente protegido pela reprodução de fatos reais, não evita por completo a inverossimilhança em dados instantes. Exemplo: como uma mulher insubmissa como Sofia, que chega a pular de uma sacada para outra em sua casa para descobrir o que estão falando com Tolstoi, aceita que seu acesso ao marido seja negado quando ele fica irremediavelmente doente? Restrições à parte, os atores constituem o brilho principal de A Última Estação : Mirren, Plummer (ambos indicados ao Oscar ano passado), Giamatti e McAvoy.



# A ÚLTIMA ESTAÇÃO (THE LAST STATION)

Alemanha/Rússia, 2009

Direção e Roteiro: MICHAEL HOFFMAN

Produção: JENS MEURER, CHRIS CURLING, BONNIE ARNOLD

Fotografia: SEBASTIAN EDSCHMID

Montagem: PATRICIA ROMMEL

Música: SERGEY YETUSHENKO

Elenco: HELEN MIRREN, CHRISTOPHER PLUMMER, PAUL GIAMATTI, JAMES MCAVOY

Duração: 112 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário