Críticas


TOP MODELS – UM CONTO DE FADAS BRASILEIRO

De: RICHARD LUIZ
20.06.2011
Por Daniel Schenker
ROTINA NA PASSARELA

Tudo o que já se ouviu falar sobre o mundo das modelos aparece reunido em Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro , documentário de Richard Luiz idealizado por Paulo Borges a partir das comemorações dos dez anos do São Paulo Fashion Week, em 2005. Nessa ocasião, as principais modelos brasileiras foram clicadas por Bob Wolfenson para um calendário especial do evento.



As modelos, hoje reconhecidas, garantem que não se achavam bonitas e que eram rejeitadas devido à altura e magreza. Falam sobre as agruras enfrentadas quando começaram a carreira, vindas de cidades do interior para uma amedrontadora São Paulo, o sonho de conquistar o primeiro marco na profissão como capa da revista Capricho e de ascender nas passarelas internacionais, de início em Tóquio e depois em Nova York, “o topo da cadeia alimentar no mundo da moda”. De fato, não são poucos os obstáculos enfrentados pelas aspirantes ao ambicionado cargo de Gisele Bündchen. “Eu não tive adolescência”, diz Isabeli Fontana.



O mercado impõe uma pressão às vezes impossível de suportar e o diretor Richard Luiz enumera as privações ao longo da projeção. Exemplos: a cobrança por um padrão estético que pode levar algumas modelos à anorexia e a exigência de um começo cada vez mais precoce na carreira gerando ônus nada desprezíveis. O cineasta reuniu um elenco da pesada, repleto de nomes consagrados no terreno da alta costura, mas choveu no molhado. Nesse conto de fadas brasileiro, não há maiores novidades sobre o universo das top models. O texto precário da narração, dito pela atriz Alice Braga, realça o lugar-comum da empreitada. Basta chamar atenção para o clichê da fala inicial (“No glamouroso mundo da moda, uma coisa é certa. Para a modelo se manter nele, vai ter que ralar”) e a desgastada utilização da sentença de Vinicius de Morais para encerrar o filme (“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”).



(Crítica publicada no Jornal do Brasil em 17/06/2011)



# TOP MODELS – UM CONTO DE FADAS BRASILEIRO

BRASIL, 2009

Direção: RICHARD LUIZ

ELENCO: Entrevistas com ANA BEATRIZ BARROS, CAROL TRENTINI, FERNANDA TAVARES, GISELE BÜNDCHEN, ISABELI FONTANA, LETÍCIA BIRKHEUER, RAICA OLIVEIRA, SHIRLEY MALMANN

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário