Especiais


PARANÁ CINEMA

28.05.2012
Por Carlos Alberto Mattos
PARANÁ CINEMA

Curitiba tem uma população com alto poder aquisitivo, uma vida cultural razoavelmente intensa, bons museus, bons restaurantes, o maior festival de teatro do Brasil, uma cinemateca atuante... Mas não um festival de cinema à altura da cidade. Nem mesmo o claudicante Festival de Cinema, Vídeo e DCine, que movimentou os cinéfilos durante 10 anos, acontece mais desde 2007.



Felizmente, a carência feriu os brios de três jovens produtores culturais, que puseram de pé o projeto do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, cuja primeira edição começa na terça-feira. Antonio Júnior, Marisa Merlo e o cineasta Aly Muritiba (foto à direita) levantaram patrocínios da Volvo e de mais algumas empresas para levar 72 filmes, debates e oficinas ao Espaço Itaú de Cinema, à Cinemateca de Curitiba, ao Museu Oscar Niemeyer e ao Sesc Paço da Liberdade. Tudo com entrada franca.



Convidado pelo evento, vou acompanhar a estreia do Olhar de Cinema a partir de quarta-feira. A programação dá a partida na noite de terça com Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz, de Joel Pizzini (em cartaz no Rio, em sessões diárias às 18h no Arteplex). Outros quitutes nacionais chegarão a Curitiba nos dias subsequentes, como Sudoeste, Girimunho, As Hipermulheres, Estradeiros e Olhe para Mim de Novo. É claro que o festival servirá também de vitrine para talentos locais, como Guto Pasko, que vai exibir seu longa Iván – De Volta para o Passado, viagem de um velho imigrante à Ucrânia natal. Heloisa Passos e Rafael Urban também têm curtas novos na mostra Mirada Paranaense.



Entre os 24 longas internacionais, há filmes de procedências tão diversas quanto Islândia, Bulgária, Iraque e Colômbia. Portugal, Alemanha e França são, porém, as maiores representações depois do Brasil. Há muitos documentários entre eles, o que sem dúvida vai atrair meu “olhar de cinema”. O cardápio se completa com uma pequena mostra de videoarte (termo que Curitiba precisa superar rapidamente) e uma retrospectiva de cinco longas de John Cassavetes.



Os realizadores brasileiros que participam das mostras competitivas Olhares Brasil e Janela Internacional vão debater seus filmes na manhã seguinte aos dias de sua exibição. Durante cinco dias, um seminário sobre “Realização Criativa” vai reunir diretores, produtores, exibidores e pesquisadores. Três oficinas serão ministradas por Evaldo Mocarzel (documentário), Hernani Heffner (linguagem cinematográfica) e Fernando Marés (roteiro). Andrea Tonacci vai integrar o júri da Janela Internacional. Eu participarei como convidado do júri da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema.



Saiba tudo o mais no site do festival.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário