Críticas


FLA X FLU

De: RENATO TERRA
25.10.2013
Por Marcelo Janot
Um comentário parcial sobre um filme que busca a imparcialidade

Este comentário crítico é feito por um tricolor apaixonado, portanto não espere qualquer tipo de isenção jornalística. O documentário "Fla x Flu - 40 minutos antes do nada”, de Renato Terra, por outro lado, procura ser bastante imparcial e equilibrado, sem pesar para um lado ou outro. Ele dá a real dimensão do significado do clássico e ao mesmo tempo faz todos entenderem porque a letra do hino rubro negro diz que "no Fla x Flu é um ai Jesus". As lágrimas de um torcedor do Flamengo diante da lembrança de uma das muitas decisões históricas vencidas pelo Flu e o choro copioso de outro pela simples presença de uma camisa do Flu no seu raio de visão revelam o trauma que muitos rubro-negros tentam disfarçar a todo custo.

Mas o doc também abre espaço para as provocações do outro lado. Flamenguistas ilustres como os ex-jogadores Zico e Junior relembram seus tempos de glória e valorizam a superioridade numérica da “nação” rubro-negra. O neto de Nelson Rodrigues utiliza a “evolução da espécie” como argumento para dizer que é flamenguista, e protagoniza uma bizarra e hilária performance vocal.

Só que embora a frieza dos números aponte uma vantagem estatística para o Flamengo nos confrontos, a maioria dos Fla x Flus históricos e decisivos foi vencida pelo tricolor. Dá até pena, depois que Assis relembra os tempos de carrasco em 1983 e 1984, ver Leandro comentando o gol que fez pelo Flamengo num empate em 1985, ano em que o Flu foi tricampeão.

O melhor e mais divertido são as histórias de arquibancada, que remetem a um tempo em que o futebol era muito mais paixão e menos marketing, e que o campeonato carioca ainda fazia a cidade parar. E há, obviamente, a magia do Maracanã, aquele Maracanã com sua imponente marquise de concreto e palco de tantas lembranças. Um privilégio das gerações que viram Assis e Zico em campo, seja qual tenha sido o placar.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário