Críticas


LAUREL CANYON – A RUA DAS TENTAÇÕES

De: LISA CHOLODENKO
Com: FRANCES McDORMAND, CHRISTIAN BALE, KATE BECKINSALE
18.03.2004
Por Marcelo Moutinho
QUANDO O LEVE SE CONFUNDE COM O PUERIL

Pode um bom filme abordar temas extremamente espinhosos de forma leve? Certamente, embora seja necessário haver alguma coerência interna, principalmente se a proposta é dar tratamento realista à história narrada. O principal problema de Lauren Canyon - A Rua das Tentações é justamente este: quando a diretora e roteirista Lisa Cholodenko opta por questionar traços de atitude, imposturas e pudores sexuais, mantém-se sempre na epiderme. Talvez devido à tentativa de fazer um aceno mais simpático ao espectador médio, tenha faltado coragem na tarefa de esmiuçar tabus tão profundamente arraigados. O filme, ao invés de leve, é quase pueril.



A trama proposta por Cholodenko é bastante usual: expor as diferenças entre indivíduos que, por algum motivo, vêem-se obrigados a conviver num mesmo espaço. No caso, o jovem casal conservador formado por Sam (Christian Bale) e Alex (Kate Beckinsale), que vai passar uma temporada na casa de Jane (Frances McDormand), a mãe do noivo. Jane produz uma banda de pop rock, que realiza seus ensaios no mesmo local. O esperado contraste comportamental dos músicos com Sam e Alex, como era previsível, acaba acontecendo - e chega às últimas conseqüências. Mas a mão da diretora é pesada, e os clichês são inúmeros. O plano em contraluz para retratar o amor, a insistência na desgastada idéia de que a libido sempre explode entre os contrários... Onde deveria haver hesitação e implicitude, há obviedade, explicitação. E nos instantes mais duros, quando a dor parece insuportável, Cholodenko freia os acontecimentos, sugere redenção: tudo se resolve sem grandes traumas.



Nem mesmo o final em aberto livra o filme do esquematismo. Mas, para não parecer que a produção reserva apenas flagelos para o espectador, até porque a fluência se dá sem maiores entraves, apontaria três pontos positivos. Primeiro: a atuação de Frances McDormand, no tom preciso como mãe “doidona” do certinho Sam. Segundo: o rosto angelical de Kate Beckinsale, que chega a iluminar a tela com sua beleza. E, por último, a sensualíssima seqüência que marca a “virada” na vida da noivinha: um banho regado a beijos e uísque na piscina aquecida. Pouco para quase duas horas de projeção...



# LAUREL CANYON - A RUA DAS TENTAÇÕES (Laurel Canyon)

EUA, 2002

Direção e roteiro: LISA CHOLODENKO

Elenco: FRANCES McDORMAND, CHRISTIAN BALE, KATE BECKINSALE, ALESSANDRO NIVOLA, NATASCHA MCELHONE

Duração: 103 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário