Críticas


FILHO, O

De: JEAN-PIERRE DARDENNE E LUC DARDENNE
Com: OLIVIER GOURMET, MORGAN MARINNE, ISABELLA SOUPART
14.10.2003
Por Daniel Schenker
CÂMERA DO OLHAR

O Filho proporciona a realização de um exercício de observação vertical. Ao olhar diretamente para quem está na tela (ou reproduzir a movimentação do olhar?), a câmera dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne faz o público se deparar com manifestações psicofísicas de personagens que transcendem a sua limitada condição ficcional ao se revelarem como re-criações, complexas por natureza, do ser humano. Os cineastas direcionam o olhar do espectador mas não dirigem a sua percepção. Permanece aberto o espaço para a apreensão subjetiva do contato entre um carpinteiro (interpretado por Olivier Gourmet, vencedor com justiça do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes) e o garoto que assassinou, anos antes, seu filho.



O carpinteiro não recusa o enfrentamento, aceitando o rapaz como aprendiz. Mas vê ameaçados o seu autocontrole e a sua censura interna. A contenção extrema periga ruir diante de um embate tão significativo. Esta ameaça de desestabilização chega à platéia via uma câmera instável. Talvez os cineastas conseguissem incluir o público de modo ainda mais incômodo “utilizando” uma outra câmera, reprimida mas sempre à beira do transe, da perda de vínculo com o real – principalmente em se tratando de uma personagem que se defende através de sua habilidade com o vocabulário do universo palpável.



É a linguagem do trabalho que atravessa O Filho , com os garotos recebendo instruções do carpinteiro acerca da realização de tarefas práticas. De um lado, Jean-Pierre e Luc Dardenne mostram que o trabalho pode ser poderoso na reinserção social de pessoas perdidas na vida e no estabelecimento de relações de parceria e cumplicidade; do outro, evidenciam como a superficialidade do concreto pode ocultar não só tudo aquilo que não se consegue dizer como a mais profunda verdade. Basta ter olhos para ver.



# O FILHO (Les Fils)

Direção: JEAN-PIERRE e LUC DARDENNE

Roteiro: JEAN-PIERRE e LUC DARDENNE

Produção: OLIVIER BRONCKART, JEAN-PIERRE DARDENNE, LUC DARDENNE, DENIS FREYD, ARLETTE ZYLBERBERG

Elenco: OLIVIER GOURMET, MORGAN MARINNE, ISABELLA SOUPART

Duração: 103 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário