Críticas


FALA TU

De: GUILHERME COELHO
02.04.2004
Por Marcelo Janot
BRILHO PRÓPRIO E MUITA SORTE

Depois que Eduardo Coutinho virou sinônimo de documentários que "dão voz" (embora ele odeie esse termo) ao cidadão comum, qualquer filme que trate de gente humilde acaba passando pela comparação com o trabalho do diretor de Edifício Master, Santo Forte e Cabra Marcado Para Morrer. Não poderia ser diferente com Fala Tu, longa de estréia do jovem realizador Guilherme Coelho (com argumento de Nathaniel Leclery). Em seu documentário sobre três moradores de baixa renda do subúrbio carioca, que têm em comum o sonho de brilharem como músicos de rap, Guilherme e Nathaniel mostram que a escola de Coutinho pode ser assimilada sem resvalar para a cópia.



De Coutinho, o filme herda a habilidade na tomada dos depoimentos e a naturalidade com que a interferência da equipe de filmagem é registrada em cena. De característica própria, chamam atenção a fotografia de Alberto Bellezia e uma captação de som direto (de Leandro Lima) exemplar. Fala Tu consegue penetrar nos diferentes universos enfocados (o rap, a periferia e o subemprego) através de um olhar curioso que não sublinha o exótico, e que é também emocionante sem ser sentimentalóide nem piedoso.



Coelho contou com a sorte de principiante. Sorte de encontrar um personagem tão magnético quanto Macarrão, compositor de rap, apontador do jogo do bicho, apaixonado pelo Fluminense e pela comunidade do Morro do Zinco, que expressa sua filosofia de vida com rara espontaneidade. Macarrão rouba o filme, mas os outros dois rappers enfocados (o budista Togum, vendedor ambulante, e a operadora de telemarketing Combatente) têm seus bons momentos. O destino, em forma de tragédia, também contribui para dar mais impacto ao filme, e o diretor soube absorver esse evento sem cair na armadilha do drama fácil.



Fala Tu não é um filme perfeito. Tem pequenas falhas de roteiro, entre elas a presença ligeira de um quarto elemento (um DJ) que desequilibra a narrativa. Mas dá o seu recado de forma extremamente eficiente e anuncia uma promissora geração de novos documentaristas, que aplicaram com personalidade as lições do velho mestre Coutinho.



#FALA TU

Brasil, 2003

Direção: GUILHERME COELHO

Argumento: NATHANIEL LECLERY

Fotografia: ALBERTO BELLEZIA

Montagem: MARCIA WATZL

Som Direto: LEANDRO LIMA

Produção: MAURICIO ANDRADE RAMOS, MANO TELES, GUILHERME COELHO, NATHANIEL LECLERY

Duração: 74 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário