Críticas


SEM NOTÍCIAS DE DEUS

De: AUGUSTÍN DÍAZ YUNES
Com: VICTORIA ABRIL, PENÉLOPE CRUZ, DEMIÁN BICHIR, FANNY ARDANT
07.05.2004
Por João Mattos
SEM NOTÍCIAS DE HOLLYWOOD

O segundo filme do diretor Augustín Diaz Yunes traz, como em sua estréia (o bom Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos, 1996), Victoria Abril como estrela (e de novo, em belo desempenho), aqui ao lado de Penelope Cruz. As duas fazem agentes especiais, respectivamente, do Céu e do Inferno, envolvidas na batalha pela alma de um boxeador (o ator mexicano Demián Bichir), casado com Abril.



Lendo assim, o filme parece ter uma historinha simples, e até tem, mas sofre muito com uma exposição incorreta dos meandros da trama, que o torna mais confuso que propriamente complexo, pelo menos até a primeira metade. Às voltas que a trama dá, podemos somar a mão pesada do diretor na condução da narrativa, que anula as tensões sugeridas pelo roteiro, não cativa como thriller e torna tudo cansativo. Ao menos o lado de metafísica pop é bem embutido, pois fica restrito a momentos precisos e sem exageros, como na primeira cena (o filme é narrado em flashback). Nada adianta, entretanto, funcionar no leve verniz de seriedade, se justamente no motor central, o lado policialesco, o filme falha com intensidade. Outras eventuais boas idéias sugeridas, não só pelos diálogos mais sérios, mas por algumas situações, também se diluem e perdem relevância. Entre elas o céu descrito como palco para espetáculos musicais com canções antigas (tem até bossa nova), e certas ironias políticas (que culminam no gracejo dos créditos finais, falando de grupos anti-globalização (mas pacificistas, segundo aparece escrito).



Se não mais, esse filme regular comprova o quanto certos intérpretes viajam mal ao atuar em outros países. A despeito de ter tido oportunidades em vários papéis diferentes nos EUA (alguns interessantes), Penelope Cruz só deu seguidos shows de canastrice em hollywood. Não que em Sem notícias ... ela esteja genial (nem que seja uma grande atriz), mas a vivacidade que demonstra em sua língua natal contrasta com os desempenhos pífios em obras norte-americanas.



# SEM NOTÍCIAS DE DEUS (Sin Noticias de Dios)

Espanha, França, 2001

Direção: AUGUSTÍN DÍAZ YUNES

Roteiro: AUGUSTÍN DÍAZ YUNES

Produção: EDUARDO CAMPOY. GERARD HERRERO

Fotografia: PACO FENEMIA

Montagem: JOSÉ SALCEDO

Música: BERNARDO BONEZZI

Elenco: VICTORIA ABRIL, PENÉLOPE CRUZ, DEMIÁN BICHIR, FANNY ARDANT, GAEL GARCÍA BERNAL, ELENA ALAYA

Duração: 112 min

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário