Críticas


SUITE HAVANA

De: FERNANDO PEREZ
31.03.2006
Por Marcelo Janot
SINFONIA DO SILÊNCIO

Se em seu filme anterior, La Vida Es Silbar, Fernando Perez já se utilizava de metáforas para, através da trajetória de três personagens, oferecer uma visão crítica de sua pátria cubana, em Suite Habana ele vai ainda mais a fundo na proposta. Em tempos de pouca liberdade para manifestações culturais contrárias à política de Fidel Castro, Perez diz muito através do silêncio. O filme, vencedor dos prêmios da crítica nos Festivais de Havana (2003) e Gramado (2004), só agora entra em cartaz. É uma espera recompensadora, vale dizer.



Sem recorrer a diálogos ou narração, apenas utilizando música e som ambiente, o documentário acompanha um dia na vida de dez cidadãos comuns cubanos. De um menino de 10 anos portador de Síndrome de Down a uma anciã quase centenária, o que se vê na tela, através de pequenos gestos de carinho e solidariedade, de olhares perdidos, inocentes ou desesperançosos, é um instantâneo preciso e altamente poético de uma Cuba imobilizada, em que o futuro para seus moradores é um sonho distante e nebuloso, e que mesmo assim, à sua maneira, encontram forças para serem felizes – ou menos tristes.



Ao longo do filme, Perez identifica os personagens apenas pelo nome e idade. Somente no final uma legenda resume a trajetória de cada um deles e diz o que esperam de suas vidas. É uma porrada no espectador mais sensível. Mas nem precisava. A eficácia da montagem, da fotografia e do uso da trilha sonora é suficiente para que se perceba, por exemplo, que o professor de Marxismo aposentado, que passa os dias assistindo manifestações ufanistas pela TV oficial, só quer viver para continuar sonhando. E que a velhinha de olhar triste que vende amendoins na porta da escola para sustentar o marido doente já não tem mais sonhos.



Cada fotograma de Suite Havana, seja ele um close do feijão na panela ou de um farol à noite, cada ruído de um avião partindo ou de uma onda estourando no Malecón, cada luz projetada através da grade da janela de uma casa, diz muito sobre a Cuba de Fidel e sua gente.



# SUITE HAVANA (SUITE HABANA)

Cuba, 2003

Direção e roteiro: FERNANDO PEREZ

Produção:JOSE MARIA MORALES e CAMILO VIVES

Fotografia:RAUL PEREZ URETA

Montagem:PEDRO OSCAR PEREZ e JULIA YIP

Música:EDESIO ALEJANDRO e ERNESTO CISNEROS

Duração:80 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário