DVD/Blu-ray


CORAÇÕES E MENTES

De: PETER DAVIS
08.06.2016
Por Marcelo Janot
Fundamental documentário sobre a Guerra do Vietnã em edição para colecionadores

Nos últimos anos, o fim das locadoras de vídeo e a retração no mercado de lançamentos em DVD e Blu-Ray vem assustando muitos cinéfilos, especialmente aqueles colecionadores que apreciam os disquinhos não só pelo filme em si, mas pelos extras que costumavam vir junto, como documentários especiais e comentários em áudio. O caminho natural, sobretudo dos apreciadores de obras importantes da história do cinema, sempre foi a Criterion Collection, um luxo permitido a quem pode comprar filmes importados e não se importa com a ausência de legendas em português.

Por isso, não deixa de ser um grande alento ver distribuidoras nacionais seguindo o exemplo da Criterion, lançando em DVD e Blu-Ray filmes inéditos por aqui com uma curadoria cuidadosa, edições caprichadas recheadas de extras e cópias remasterizadas. A Versátil, que há algum tempo vem se destacando nesse segmento, ganhou a bem-vinda companhia da distribuidora Obras-Primas do Cinema.

Um dos destaques entre os lançamentos recentes da Obras-Primas do Cinema é o documentário “Corações e Mentes”, de Peter Davis, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 1975 e fundamental para se entender a Guerra do Vietnã. Foi a primeira vez que um filme americano deu voz ao povo vietnamita, massacrado pelo exército ianque. Os tristes depoimentos de civis que viram seus familiares serem mortos de maneira brutal e sem motivo por todo o tipo de arma de guerra do farto arsenal inimigo contrastam com o do general americano William Westmoreland, para quem se tratava de um povo “que não dava valor à vida”.

Os depoimentos, sejam de ex-combatentes americanos que voltaram mutilados ou de outros celebrados como heróis pelos patriotas, permitem que o espectador entenda a obsessão americana pela cultura da guerra e por impor sua supremacia através da força, se envolvendo em conflitos que muitas vezes não lhes dizem respeito. As imagens de “Corações e Mentes” também falam por si só, como as hoje célebres cenas das crianças nuas na estrada queimadas por napalm, e que deveriam servir de exemplo para que guerras não acontecessem nunca mais.

A edição nacional em DVD duplo é praticamente a mesma da Criterion, com a qualidade de imagem que é marca registrada da distribuidora americana – a transferência de película para vídeo contou com a supervisão do próprio diretor Peter Davis. Além disso, acompanha um livreto de 48 páginas com artigos valiosos sobre o filme e a Guerra do Vietnã, que infelizmente são prejudicados por uma tradução para o português canhestra, dando a impressão de que os textos foram jogados no Google Translate (alguns trechos chegam a estar incompreensíveis). Ao menos a legendagem do filme está correta, e houve o cuidado inclusive de traduzir as letras das músicas que tocam em certos trechos, e que de certa forma comentam as imagens.

Nos extras, temos duas horas de entrevistas não aproveitadas pelo diretor na montagem final, mas que complementam bem o material do filme. Ficou faltando apenas a faixa com o comentário em áudio de Peter Davis, presente na edição da Criterion e que a Obras Primas poderia ter aproveitado, mas ainda assim o DVD de “Corações e Mentes” é item obrigatório na estante de qualquer cinéfilo.



Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário