Críticas


MISTÉRIOS DA CARNE

De: GREGG ARAKI
Com: JOSEPH GORDON-LEVITT, BRADY CORBET, ELISABETH SHUE, MICHELLE TRACHTENBERG, BILL SAGE
10.12.2005
Por Daniel Schenker
90% DE CORREÇÃO, 10% DE BRILHO

Em Mistérios da Carne , o diretor Gregg Araki mostra com competência rotineira as trajetórias paralelas de dois rapazes, Neil e Brian (interpretados por Joseph Gordon-Levitt e Brady Corbet), que foram vítimas de abuso sexual na infância pelo mesmo professor e reagiram de formas diferentes.



Aparentemente menos traumatizado do que Brian, Neil passa a exercer a vida sexual com muita intensidade e nunca mais esquece dos encontros com o professor; Brian, por sua vez, se retrai e deleta por completo a experiência do abuso, creditando a lacuna temporal à ação de alienígenas, tese reforçada por uma moça que também aposta em respostas sobrenaturais para carências terrenas. Ambos, porém, se isolam, de modos distintos, em mundos (quase) solitários. E não contam com solidez familiar para atenuar as conseqüências dos choques sofridos.



Não há muito o que reclamar deste correto filme de Araki, que se escorou em livro de Scott Heim. No entanto, falta um olhar um pouco mais pessoal do diretor em relação ao conjunto de seu trabalho. Mistérios da Carne só alça vôo na seqüência final, tomada pelo doloroso e afetivo reencontro entre Neil e Brian, que reconstituem em detalhes as jornadas sexuais com o professor (figura nem suavizada, nem satanizada) na tentativa de se libertarem de um passado, que, apesar de não poder ser apagado, não precisa aprisioná-los para sempre.



# MISTÉRIOS DA CARNE (MYSTERIOUS SKIN)

EUA/Holanda, 2004

Direção: GREGG ARAKI

Roteiro: GREGG ARAKI, baseado em livro de SCOTT HEIM

Produção: GREGG ARAKI, JEFFREY LEVY-HINTE e MARY JANE SKALSKI

Trilha Sonora: HAROLD BUDD e ROBIN GUTHRIE

Fotografia: STEVE GAINER

Elenco: JOSEPH GORDON-LEVITT, BRADY CORBET, ELISABETH SHUE, MICHELLE TRACHTENBERG, BILL SAGE

Duração: 99 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário