Críticas


SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN, O

De: ANG LEE
Com: HEATH LEDGER, JAKE GYLLENHAAL, RANDY QUAID, ANNE HATHAWAY, MICHELLE WILLIAMS
10.02.2006
Por Daniel Schenker
PLENITUDE NA CLANDESTINIDADE

O Segredo de Brokeback Mountain destaca duas personagens que só conseguem existir plenamente na clandestinidade. Apaixonados, Ennis Del Mar e Jack Twist mantêm oculto um relacionamento amoroso ao longo de 20 anos marcados por encontros ocasionais na Brokeback Mountain do título.



Ang Lee destaca a passagem do tempo para mostrar como ela tem pouca interferência na história de amor entre Ennis e Jack. É verdade que o contexto não ajuda muito (o interior conservador dos Estados Unidos, entre o começo da década de 60 e o início dos anos 80), mas ambos fracassam – em especial, por causa da resistência de Ennis, que permanece atrelado a um trauma de infância – em assumir o romance diante do mundo. Pagam um preço alto: distantes, constróem famílias diversas e experimentam uma solidão quase impossível de ser suportada.



Felizmente, a relação dos protagonistas não é explicada. Não há, por exemplo, indícios perceptíveis que levem a platéia a prever a primeira cena de sexo de Ennis e Jack. A falta de sinalizadores faz com que a seqüência soe precipitada, mas não inverossímil. Do mesmo modo, Lee é sintético ao mostrar o fim do casamento de Ennis e Alma, a única testemunha da paixão do marido por Jack.



O contraste entre o abrupto da situação amorosa e o ritmo em geral contemplativo do filme, bem como a já citada ineficácia do correr dos anos como agente transformador da relação das personagens principais, representam a verdadeira ousadia de O Segredo de Brokeback Mountain – ao invés da destacada conjugação entre western e homossexualismo. Apesar de evoluir de maneira tradicional, sem sobressaltos, na tela grande, o filme escapa do academicismo. Pode não ser o melhor trabalho de Ang Lee (posto de Tempestade de Gelo ). Mas não será má notícia se sair vitorioso da próxima festa do Oscar.





# O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (BROKEBACK MOUNTAIN)

EUA, 2005

Direção: ANG LEE

Roteiro: LARRY MCMURTRY, DIANA OSSANA, baseado no conto de Annie Proulx

Fotografia: RODRIGO PRIETO

Montagem: GERALDINE PERONI, DYLAN TICHENOR

Música: GUSTAVO SANTAOLALLA, MARCELO ZARVOS

Desenho de produção: JUDY BECKER

Elenco: HEATH LEDGER, JAKE GYLLENHAAL, RANDY QUAID, ANNE HATHAWAY, MICHELLE WILLIAMS

Duração: 134 minutos

Site oficial: clique aqui

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário