Quem somos

No ar desde junho de 2002, CRÍTICOS.COM.BR surgiu do esforço coletivo de um grupo de críticos com vasta experiência na mídia impressa, mas quase analfabetos na área de internet. Não sabíamos até que ponto o fato de sermos profissionais conhecidos e respeitados na área de cinema nos ajudaria a desbravar esse vasto mundo virtual, já ocupado por milhares de sites de cinema, alguns tecnologicamente impecáveis e com o apoio de grandes patrocinadores.

Foi então que descobrimos que a internet seria capaz de nos trazer de volta não só nossos habituais leitores como nos colocaria em contato com internautas de lugares onde os jornais para os quais escrevemos jamais sonharam em chegar, como cidades do interior do Brasil e até do exterior.

Dez anos se passaram até que o CRÍTICOS.COM.BR chegou a um novo estágio, completamente repaginado e atualizado em relação às novas ferramentas da internet. A reforma o tornou mais dinâmico, com fotos, facilitando a leitura e a navegação. Mas o principal é que a preocupação com a qualidade dos textos continua a mesma de 2002, assim como o nosso entusiasmo.

Obrigado a todos que nos prestigiam

Um grande abraço
Marcelo Janot
Editor

Críticos.com.br – Conselho editorial

CARLOS ALBERTO MATTOS (carmattos.g@gmail.com)
Crítico de cinema desde 1978, tendo passado pela TRIBUNA DA IMPRENSA, ISTO É, O PASQUIM, JORNAL DO BRASIL, O ESTADO DE SÃO PAULO, O GLOBO e pelo web site NO. Foi presidente da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Participou do júri da crítica nos festivais de Veneza, Berlim, Moscou e Amsterdã, entre outros. É autor dos livros WALTER LIMA JÚNIOR – VIVER CINEMA (2002), EDUARDO COUTINHO – O HOMEM QUE CAIU NA REAL (2003), CARLA CAMURATI – LUZ NATURAL (2005), JORGE BODANZKY – O HOMEM COM A CÂMERA (2006), MAURICE CAPOVILLA – A IMAGEM CRÍTICA (2006) e VLADIMIR CARVALHO – PEDRAS NA LUA E PELEJAS NO PLANALTO (2008). Criou e manteve entre 2006 e 2008 o DOCBLOG, especializado em documentários, no Globo Online. Atualmente, mantém o blog www.carmattos.wordpress.com e é redator da revista FILME CULTURA.

DANIEL SCHENKER (dschenker@globo.com)
Crítico de cinema desde 1992, publicou textos no JORNAL DO BRASIL e escreveu com regularidade para o JORNAL DO COMMERCIO. Integrou o júri da crítica internacional nos festivais de Fribourg (2000) e Miami (2001), entre outros. Atualmemente é crítico do jornal O GLOBO.

LUIZ FERNANDO GALLEGO (luizgallego@gmail.com)
Crítico de cinema e psicanalista, foi Vice-Presidente da Associação de Críticos de Cinema do RJ. Também Foi curador das mostras “Freud e a tela branca” (Cinemateca do MAM-2001) e “Ética na Sétima Arte” (Escola de Magistratura, 2008). Editor convidado do número especial sobre Cinema & Psicanálise da Revista TRIEB.

MARCELO JANOT (marcelojanot@gmail.com)
Crítico de cinema desde 1992, escreveu para a TRIBUNA DA IMPRENSA, O DIA e JORNAL DO BRASIL. Atualmente é crítico do jornal O GLOBO, comentarista do canal TELECINE e colunista do programa REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO, da TV Brasil. Entre 2003 e 2006 foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Integrou o júri da crítica internacional nos festivais de Havana (1998), Chicago (1999), San Sebastián (2001), Palm Springs (2004), Montreal (2004), San Francisco (2005), Miami (2006) e Rotterdam (2012). Ministra regularmente cursos de teoria cinematográfica.