 |
QUAL A COR DO AMOR?
Por RONI FILGUEIRAS
13/2/2010
Sobreviver é matar um leão por dia. Para alguns, no entanto, pode não restar outra solução a não ser fugir ou sucumbir à loucura. Para a adolescente Precious, abusada sexualmente pelo pai e assediada moralmente pela mãe desde a primeira infância, a corda para sair do inferno em que cresceu foi a palavra. "Precious", o livro, saiu da cabeça de Sapphire, escritora que reuniu em uma as histórias tragicamente reais de alunas negras dos bairros pobres de Nova York, vítimas das mais diversas formas de violência. Náo à toa, o drama ganhou produção executiva de Oprah Winfrey, ela mesma abusada sexualmente na infância por um membro da família.
Aos 16 anos, Claireece Precious Jones (interpretada por Gabourey Sidibe) está grávida do seu segundo filho, fruto do estupro de seu pai. Negra, obesa, semi-analfabeta, Precious é expulsa da escola por conta da gravidez. Abusada e negligenciada pela mãe (Mo´Nique, extraordinária), Precious passa a frequentar uma instituição para alunos em risco social. Lá, ela conhece a professora Rain, (Paula Patton), que, pouco a pouco, a ajuda por meio da escrita a conquistar mais que a alfabetização, mas uma ferramenta capaz de (re)construir sua identidade. É pelo (bom) encontro spinozano - a professora, a assistente social (Maria Carey, surpreendente) e até de um enfermeiro (Lenny Kravitz, ótimo) - que Precious resgata sua dignidade, se potencializa e consegue, então, agarrar seus leões-algozes à unha.
O diretor Lee Daniels reproduz na tela um drama feito da mais genuína ourivesaria dramática, firmemente fincado num trabalho de direção de atores e narrativa clássica. Não precisou de mais nada. Gabourey Sidibe carrega dignamente seu personagem, mas quem brilha na tela é mesmo Mo´Nique (Globo de Ouro e Directors Guild of America de melhor atriz), cuja mãe perversa, atormentada e angustiada poderia figurar lado a lado das personagens míticas de Beth Davis. Daniels (cujo filme concorre a seis categorias no Oscar e disputou em quatro outras no Bafta) não desperdiça uma cena e ratifica que o simbólico pode ser a linha de fuga para a miséria existencial, a morte física e afirmação da vida. Só a palavra - e por desdobramento, o amor - salva.
# PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (PRECIOUS: Based on the Novel Push by Sapphire) EUA, 2009 Direção: Lee Daniels Roteiro: Geoffrey Fletcher, baseado em livro de Sapphire Fotografia: Andrew Dunn Edição: Joe Klotz Música: Mario Grigorov Elenco: Gabourey Sidibe, Mo´Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar Duração: 110 minutos Site oficial: http://www.weareallprecious.com/
|
|
 |
 |
|
|
|

 |
 |
 |
Conheça
os críticos que criaram o site e sua proposta. |
|
 |
 |

 |

 |

|
 |
|