Críticas


CRIANÇA, A

De: JEAN-PIERRE E LUC DARDENNE
Com: JÉRÉMIE RENIER, DÉBORA FRANÇOIS
30.06.2006
Por Daniel Schenker
AS LACUNAS PROVOCADAS PELO ABANDONO

Seguindo uma tendência psicológica bastante freqüente, Bruno repete em suas relações mais diretas o que fizeram com ele. Talvez por ter sido privado de uma estrutura familiar sólida, vende, com absoluta naturalidade, o filho recém-nascido. Mais ladrãozinho de ocasião do que materialista de plantão, ele espelha as lacunas de sua constituição, apesar de não se mostrar afetado pelo peso de dilemas existenciais. Permanece criança na falta de amadurecimento emocional e o que este filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2005 mostra, com acertada simplicidade, é o processo de evolução dele, da total inconseqüência à tomada de consciência sobre seus atos.



Os diretores e roteiristas Jean-Pierre e Luc Dardenne sublinham de maneira um pouco evidente demais determinadas conclusões sobre a sociedade (tudo pode ser negociado, vendido e comprado – jóias, câmeras e crianças, sem distinção – bastando uma rápida ligação no celular). Por outro lado, fizeram opções interessantes, como a ausência de música e o destaque ao som ambiente, que, porém, não parecem trazer embutidas “textos” muito consistentes. A quase onipresente intervenção do ruído urbano, impessoal e coletivo contrasta com o sofrimento individual, absolutamente insuficiente para alterar o funcionamento do mundo. Entretanto, esta perspectiva foi abordada de modo mais preciso em outro filme sobre abandono, Ninguém Pode Saber , de Hirokazu Kore-eda. E a inexistência de trilha sonora, uma decisão que, em si, costuma gerar bem-vinda aridez, não ameaça a “fruição” do espectador.



Mas não significa que estes elementos centrais não sejam bem empregados em seqüências isoladas – como a do breve ritual de entrega do bebê num apartamento abandonado, valorizando o som através da presença de uma personagem invisível, inacessível para Bruno, e a passagem final, na qual ele e a namorada, Sonia, surgem, ao mesmo tempo, misturados num grupo específico e recortados dentro dele.



# A CRIANÇA (L’ENFANT)

Bélgica/França, 2005

Direção e Roteiro: JEAN-PIERRE DARDENNE & LUC DARDENNE

Produção: DENIS FREYD, JEAN-PIERRE DARDENNE & LUC DARDENNE

Fotografia: ALAN MARCOEN

Edição: MARIE-HÉLÈNE DOZO

Elenco: JÉRÉMIE RENIER, DÉBORA FRANÇOIS

Duração: 95 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário