Quem somos

No ar desde junho de 2002, CRÍTICOS.COM.BR surgiu do esforço coletivo de um grupo de críticos com vasta experiência na mídia impressa, mas quase analfabetos na área de internet. Não sabíamos até que ponto o fato de sermos profissionais conhecidos e respeitados na área de cinema nos ajudaria a desbravar esse vasto mundo virtual, já ocupado por milhares de sites de cinema, alguns tecnologicamente impecáveis e com o apoio de grandes patrocinadores.

Foi então que descobrimos que a internet seria capaz de nos trazer de volta não só nossos habituais leitores como nos colocaria em contato com internautas de lugares onde os jornais para os quais escrevemos jamais sonharam em chegar, como cidades do interior do Brasil e até do exterior.

Passadas quase duas décadas, incorporamos ao nosso quadro de colaboradores alguns dos nomes mais brilhantes da nova geração, além de colaborações eventuais de profissionais renomados de outras áreas que ajudam a enriquecer a discussão e o pensamento cinematográficos. Nesse meio tempo, muitos de nossos “concorrentes” já deixaram de existir e as dificuldades de fazer jornalismo cultural no Brasil são cada vez maiores. Mas o principal é que a preocupação com a qualidade dos textos continua a mesma de 2002, assim como o nosso entusiasmo.

Obrigado a todos que nos prestigiam

Um grande abraço
Marcelo Janot
Editor

Críticos.com.br – Conselho editorial

LUIZ FERNANDO GALLEGO (luizgallego@gmail.com)
Crítico de cinema e psicanalista, foi Vice-Presidente da Associação de Críticos de Cinema do RJ. Também foi curador das mostras “Freud e a tela branca” (Cinemateca do MAM-2001) e “Ética na Sétima Arte” (Escola de Magistratura, 2008). Editor convidado do número especial sobre Cinema & Psicanálise da Revista TRIEB. Membro do júri FIPRESCI no Festival do Rio 2014.

MARCELO JANOT (marcelojanot@gmail.com)
Marcelo Janot é crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006, editor do website Criticos.com.br e professor de cursos livres de cinema. Publicou em 2018 o livro “Revisão Crítica” (Autografia). Formado em jornalismo pela PUC-Rio, iniciou sua carreira na Tribuna da Imprensa em 1992 e foi repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil por seis anos. Foi presidente, entre 2003 e 2006, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Como membro da FIPRESCI, a federação internacional dos críticos, integrou o júri da crítica em diversos festivais internacionais, como Rotterdam, Havana e San Sebastian. Na TV, trabalhou por oito anos como crítico e comentarista do canal Telecine Cult. Foi colunista do programa Revista do Cinema Brasileiro, na TV Brasil, e apresentador do programa Tela Aberta, exibido na TV Bandeirantes. No rádio, foi colunista de cinema da Rádio Sul America Paradiso e roteirista e apresentador do programa Identidade Brasileira, na Globo FM.

MARIA CAÚ (mariacau@gmail.com)
Maria Caú é crítica de cinema, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e das Elviras (coletivo de mulheres críticas de cinema). Formada em Cinema pela UFF, é Doutora em Literatura Comparada pela UFRJ e autora de dois livros sobre Woody Allen: “Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth – a exigência da morte” (Editora Verve, 2015) e “Náufragos no mundo – os personagens escritores e o processo literário no cinema de Woody Allen” (ainda não publicado). Também é roteirista e professora de cinema e audiovisual, tendo ministrado aulas na Universidade Veiga de Almeida (Pós-Graduação em Roteiro) e na Escola Sesc de Ensino Médio (Projeto Uzina – Laboratórios de Artes).