Críticas


CRÔNICA DE UMA FUGA

De: ISRAEL ADRIAN CAETANO
Com: RODRIGO DE LA SERNA, PABLO ECHARRI, NAZARENO CASERO
13.10.2006
Por Marcelo Janot
DIAS CINZENTOS

O lançamento de Crônica de uma fuga adquire uma importância grande quando tomamos conhecimento das recentes manifestações, na Argentina, pedindo a volta da ditadura militar. Aquela mesma que, em sete anos (1976-1983), contabilizou 30 mil presos políticos mortos ou desaparecidos, além de uma estúpida guerra contra a Inglaterra pela posse das Ilhas Malvinas. Portanto, é sempre bom quando o cinema cumpre seu papel de resgatar a memória de dias tão cinzentos.



A cor cinza, aliás, dá um tom quase monocromático ao filme de Israel Adrián Caetano, ambientado numa mansão nos arredores de Buenos Aires, que era utilizada como centro de detenção clandestina. Foi lá que Claudio Tamburrini (Rodrigo de La Serna, o Alberto Granado de Diários de Motocicleta) , jovem goleiro de um time de futebol, ficou confinado por 120 dias, sendo torturado sem conseguir provar a seus algozes que não era um guerrilheiro.



Mais do que uma crônica da fuga, trata-se de um estudo do comportamento humano quando submetido a tamanha violência física e psicológica, mostrando como reações individuais imprevisíveis podem ser determinantes no destino de todos. O diretor pega emprestado alguns recursos dos filmes de suspense/terror, como os súbitos movimentos de câmera e a música sombria, e em ritmo de thriller capta a atmosfera claustrofóbica de uma forma distinta daquela a que nos habituamos a ver nos filmes sobre tortura de presos políticos.



Embora tematicamente o filme possua um grau de parentesco com obras como A História Oficial, do argentino Luis Puenzo, Crônica de uma fuga tem uma relação mais próxima com Bicho de Sete Cabeças, o filme de Laís Bodanzki sobre um jovem equivocadamente internado num manicômio. Em ambos, percebe-se o quanto de arbitrário e insano pode haver na relação do Estado com o cidadão. Pesadelos reais que nunca devem ser esquecidos.



# CRÔNICA DE UMA FUGA (CRÓNICA DE UNA FUGA)

Argentina, 2005

Direção: ISRAEL ADRIAN CAETANO

Roteiro: ISRAEL ADRIAN CAETANO e ESTEBAN STUDENT

Fotografia: JULIAN APEZTEGUIA

Edição: ALBERTO PONCE

Música: IVÁN WYSZOGROD

Elenco: RODRIGO DE LA SERNA, PABLO ECHARRI, NAZARENO CASERO, LAUTARO DELGADO

Duração: 104 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário