Críticas


INESQUECÍVEL

De: PAULO SERGIO ALMEIDA
Com: MURILO BENÍCIO, GUILHERMINA GUINLE, CACO CIOCLER
04.06.2007
Por Daniel Schenker
TÍPICO FILME DE MERCADO

Noiva de um ator famoso, Diego Borges, Laura Monteiro tem um repentino e intenso affair com um fotógrafo, Guilherme Quiroga, na Argentina. Ela volta para o Brasil e o fotógrafo vem atrás, ainda que sem pistas de seu paradeiro. Mas, por inacreditável coincidência, Guilherme logo reencontra Laura e descobre que ela está prestes a se casar com seu melhor amigo... Diego. Pedro Almodóvar poderia extrair algo saboroso desse gancho novelesco, mas o cineasta Paulo Sergio Almeida opta por seguir a trilha do filme de mercado tradicional e bem comportado. Não por acaso, as cenas de sexo são bastante discretas, filmadas com câmera fechada, sob medida para não ofender os espectadores que ainda torcem o nariz para o cinema brasileiro por conectá-lo às (pelo menos, em parte, saudosas) pornochanchadas da década de 70.



Escorado no conto O Espectro , de Horácio Quiroga, Marcos Bernstein, que já revelou méritos na escrita de Central do Brasil e na direção de Do Outro Lado da Rua , assina um roteiro repleto de clichês, que não alcança nenhuma credibilidade até a metade da projeção. No entanto, tudo melhora quando Diego, atormentado pelo romance entre Laura e Guilherme, decide refazer cenas de seu novo filme com o intuito de expor o passional triângulo amoroso em que se vê envolvido. O plano é bem-sucedido: os amantes sentem-se perseguidos (e, num certo sentido, são mesmo) pela imagem do marido traído, como se não houvesse a barreira da tela grande a separá-los.



O diretor traz à tona a sempre oportuna discussão sobre vida e arte, realidade e ficção de forma despretensiosa, dando vazão a uma divertida, ainda que não propriamente original, brincadeira na seqüência dos créditos de abertura do filme de Diego, nos quais são misturados nomes fictícios aos de atores e técnicos do cinema brasileiro. Interpretando o trio principal, Murilo Benício, Guilhermina Guinle e Caco Ciocler acompanham as inconstâncias de Inesquecível : sucumbem diante das evidentes fragilidades na primeira parte e desempenham com correção, mas sem nenhum momento de brilho, a segunda.



# INESQUECÍVEL

Brasil, 2007

Direção: PAULO SERGIO ALMEIDA

Roteiro: MARCOS BERNSTEIN

Produção: MARIZA LEÃO

Música: DAVID TYGEL

Fotografia: ANTONIO LUIZ MENDES

Montagem: DIANA VASCONCELLOS

Elenco: MURILO BENÍCIO, GUILHERMINA GUINLE, CACO CIOCLER

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário