Críticas


NÃO POR ACASO

De: PHILIPPE BARCINSKI
Com: LEONARDO MEDEIROS, RODRIGO SANTORO, LETÍCIA SABATELLA, CASSIA KISS, BRANCA MESSINA
09.06.2007
Por Daniel Schenker
CIRANDA DE AFETOS

Os personagens de Philippe Barcinski planejam, calculam, traçam estratégias. Ênio, engenheiro de trânsito, e Pedro, jogador de sinuca, tentam manter tudo sob seus comandos no dia-a-dia profissional e na esfera afetiva. Acreditam que detêm certo poder até serem confrontados com a perspectiva da morte, que entra em suas vidas como o mais brutal e imprevisto acaso.



Desestabilizados, começam, pouco a pouco, a combater defesas emocionais. Pedro abre espaço para uma nova mulher; Ênio, para a filha, com quem, até então, mantinha vínculo distante. A transformação nesta relação, inclusive, é a mais bem delineada por Barcinski, que se debruça com discreto otimismo sobre os embates humanos através das histórias simples e cotidianas de seus protagonistas, que correm paralelas ao longo da projeção.



Philippe Barcinski retira seus personagens da melancolia ao apontar novas perspectivas de vida em Não por Acaso , filme dotado de uma sincera energia solar, esperançosa. No entanto, diante do desejo de travar uma relação direta com o público (o que consegue, pelas próprias qualidades do filme), o diretor dos elogiados curtas-metragens Palíndromo e A Janela Aberta temeu arriscar. Há várias evidências disso ao longo da projeção: a estrutura esquemática, que evidencia demais a questão do controle na construção dos personagens, a trilha sonora demarcando climas emocionais e a opção por um certo lance espetacular no desfecho da história de Ênio no caos de São Paulo, aliás, muito bem valorizada desde a abertura. Em meio ao satisfatório rendimento geral do elenco, destaque para Leonardo Medeiros, vencedor do prêmio de melhor ator na última edição do Festival de Recife, valendo observar, porém, que Giulio Lopes, Silvia Lourenço e Graziela Moretto estão subaproveitados em participações episódicas.



# NÃO POR ACASO

Brasil, 2007

Direção: PHILIPPE BARCINSKI

Roteiro: PHILIPPE BARCINSKI, FABIANA WERNECK BARCINSKI, EUGÊNIO PUPPO

Produção: FERNANDO MEIRELLES, ANDREA BARATA RIBEIRO, BEL BERLINCK

Fotografia: PEDRO FARKAS

Elenco: LEONARDO MEDEIROS, RODRIGO SANTORO, LETÍCIA SABATELLA, CASSIA KISS, BRANCA MESSINA

Duração: 90 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário