As primeiras imagens de Nascido e Criado remetem àqueles comerciais de margarina que mostram uma família de pessoas brancas, bonitas e sorridentes, em volta da mesa do café da manhã, em uma casa confortável. Faltou o close da manteiga derretendo no pão quentinho, mas pra compensar há uma cena de sexo com direito a orgasmo simultâneo. Essa é a vida que levam Santiago (Guillermo Pfenning), bem-sucedido designer de interiores, sua esposa Milli (Martina Gusmán, mulher do diretor Pablo Trapero) e a filhinha Josefina (Victoria Vescio). Do paraíso para o inferno: os três são vítimas de um terrível acidente de carro e o espectador é levado a imaginar o que aconteceu quando, a partir da cena seguinte, Santiago aparece barbudo e mal ajambrado, olhar triste, exilado numa região inóspita da gelada Patagônia.
Santiago sofre. E como sofre. Ele não parece ter optado por essa ruptura para tentar começar uma nova vida, mas apenas para querer que a vida se esqueça de sua existência. Seus colegas de trabalho, num pequeno aeroporto no meio do nada, também enfrentam problemas pessoais. Santiago se limita a fugir dos seus. E aí surge o elemento natureza. Trapero e o diretor de fotografia Guillermo Nieto, através de majestosas tomadas em cinemascope, enfatizam de tal forma a opressão causada por aquela vastidão branca da neve da Patagônia, que a paisagem se impõe com o status de co-protagonista.
Rupturas familiares e mudanças de ambiente são características comuns na curta carreira de Pablo Trapero, jovem diretor argentino incensado por obras como Mundo Grua, El Bonaerense e Família Rodante. Em Nascido e Criado, o comentário social dá lugar ao drama existencial de Santiago, pressupondo um desfecho catártico impactante, à altura de tanto sofrimento. Infelizmente, o que se vê é uma solução conclusiva pouco convincente, comprometendo o resultado do filme como um todo.
# NASCIDO E CRIADO (Nacido y Criado)
Argentina/Itália, 2006
Direção e Roteiro:MARIO RULLONI E PABLO TRAPERO
Elenco:GUILLERMO PFENNING, MARTINA GUSMÁN, TOMAS LIPÁN
Duração:100 min.