Especiais


FARÓIS DO CINEMA – Documentário Brasileiro

03.09.2010
Por Críticos.com.br
LUZES SOBRE O DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

Uma mirada diferente para os documentários brasileiros se abre a partir de segunda-feira, 6 de setembro, com a Mostra Faróis do Cinema – Documentário Brasileiro. Uma homenagem ao documentarista, fotógrafo e artista plástico Mário Carneiro (1930-2007) inaugura o evento no Oi Futuro em Ipanema. Até o dia 19, no Oi Futuro e na Caixa Cultural RJ, 38 filmes vão ser exibidos e 14 diretores terão encontros com o público para conversar não somente sobre seus filmes, mas sobretudo sobre as influências e diálogos que ajudaram a forjar seu olhar cinematográfico para a realidade brasileira.



Entre abril de 2007 e abril de 2008, o crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos, colaborador do Críticos, publicou no seu DocBlog (Globo Online) a série Faróis. Nela, 39 dos mais importantes documentaristas brasileiros tiveram traçado um rápido perfil e apontaram os cinco filmes que consideravam mais importantes na formação do seu olhar de cineasta. Para cada filme escolhido como um de seus “Faróis”, eles escreveram pequenos comentários, alguns especialmente inspirados.



A ideia por trás da série era investigar as fontes de inspiração e os diálogos possíveis entre o diretor e o espectador que convivem em cada documentarista. Para tanto, valia listar todo tipo de filme: documentários ou ficções, filmes brasileiros ou estrangeiros, de qualquer duração ou formato. Ou seja, cinco faróis de sua navegação nas águas do cinema. O resultado pretendia ser uma contribuição para melhor compreendermos o documentário brasileiro contemporâneo, suas linguagens, escolhas e motivações.



Esse material completo pode ser consultado nos arquivos do DocBlog. A série, que inspirou uma subseção da nova revista Filme Cultura (dentro da seção “E agora?”), virou mostra por iniciativa de Mariana Bezerra e Marcelo Laffitte, da Laffilmes Cinematográfica, em parceria com Paula Alves e Eduardo Cerveira, do Instituto Femina, e patrocínio da Oi e da Caixa Cultural.



Ao mesmo tempo, a série é retomada no blog Faróis do Cinema. Ali também se pode consultar a programação completa, as sinopses dos filmes e os perfis dos realizadores participantes com seus respectivos Faróis.

deshevletut.com.ua
design4u.kiev.ua
designprof.com.ua

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário