Críticas


SUPER 8

De: J.J. ABRAMS
Com: JOEL COURTNEY, KYLE CHANDLER, ELLE FANNING
13.08.2011
Por Marcelo Janot
NOSTALGIA PURA

Para quem cresceu entre o final dos anos 70 e o início dos 80 curtindo os filmes de Steven Spielberg no cinema, brincando com walkie-talkies e ouvindo música nos primeiros modelos de walkman, Super 8é nostalgia pura. Impossível não relacioná-lo a E.T. e Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Até a música de Michael Giacchino tem o clima das partituras de John Williams.



O nome de Spielberg nos créditos como produtor não é mera coincidência, mas o toque de qualidade do mestre de nada valeria se não houvesse um diretor capaz de levar para as telas uma história como a de Super 8. J.J. Abrams, 45 anos, o mesmo que tirou a poeira de Star Trek, revitalizando a saga estelar na versão de 2009, compreendeu que investir em efeitos visuais e sonoros de última geração não é suficiente para atingir o imaginário e o coração da garotada 2.0. Há material humano de sobra em Super 8, e é isso que o qualifica como entretenimento de primeira linha para todas as idades.



Não que os efeitos especiais sejam toscos, muito pelo contrário. O acidente com um trem no início do filme é de gelar a espinha, tamanho o realismo. A forma como os eventos sobrenaturais se manifestam também soa bastante convincente. Mas estes elementos são coadjuvantes da contagiante inocência de um grupo de garotos que, em meio a um cenário de catástrofe, só querem saber de levar adiante a produção de seu filme caseiro, uma história de zumbis rodada com uma câmera Super 8.



Os adultos são meros adereços da trama, reduzidos a clichês mal resolvidos que fazem o filme perder o ritmo em alguns momentos. Algo compensado pelo afiadíssimo elenco juvenil, que entre dilemas amorosos, picuinhas internas típicas da idade escolar, fugas de bicicleta e a vontade de ajudar o extra-terrestre (que em nada lembra o fofinho E.T.), nos faz perceber que o cinema ainda guarda um pouco da magia de uma época em que era chamado de “a maior diversão”.



# SUPER 8

EUA, 2011

Direção e Roteiro: JJ ABRAMS

Produção: TOM CRUISE E PAULA WAGNER

Edição: MARYANN BRANDON E MARY JO MARKEY

Música: MICHAEL GIACCHINO

Elenco: JOEL COURTNEY, KYLE CHANDLER, ELLE FANNING, NOAH EMMERICH

Duração: 112 min.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário