Especiais


CINEASTAS EM PERIGO

06.09.2011
Por Ely Azeredo
PASSAPORTE CONFISCADO

A nota que vem sendo divulgada pela IMOVISION e que já foi recebida por algumas pessoas ligadas ao Cinema e à liberdade de expressão é a que se segue:



"É com profunda inquietação que comunicamos que ontem, dia 5 de setembro, Mojtaba Mirtahmasb, co-realizador juntamente com Jafar Panahi, do filme “THIS IS NOT A FILM”, teve seu passaporte confiscado enquanto tentava embarcar com sua mulher e seu filho em um vôo para Paris.



Ele também foi proibido de sair do território iraniano e seus pertences pessoais (computador, caderno de notas) foram igualmente apreendidos pelas autoridades do país. Somente sua esposa e seu filho obtiveram autorização para embarcar. Estamos particularmente preocupados com as conseqüências deste ato para Jafar e Mojtaba.



O motivo de sua viagem era o de promover o lançamento de “THIS IS NOT A FILM” na França, em 28 de setembro, e posteriormente iniciar uma turnê mundial para apresentar o filme em festivais internacionais de prestigio (Toronto International Film Festival, New York Film Festival, London Film Festival etc).



A IMOVISION gostaria de comunicar a todos, imprensa e público, esse fato e de manifestar nossa inquietação perante a alarmante situação dos cineastas Jafar e Mojtaba."



O site www.criticos.com.br apóia essa manifestação.

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário