Críticas


ENCONTROS E DESENCONTROS

De: SOFIA COPPOLA
Com: BILL MURRAY, SCARLETT JOHANSSON, GIOVANI RIBISI
28.01.2004
Por Luciano Trigo
EXILADOS EXISTENCIAIS

É uma pena que não se tenha preservado o sentido original do título de Encontros e Desencontros, o novo longa-metragem de Sofia (filha de Francis Ford) Coppola. Porque, mais que uma referência explícita aos contratempos e mal-entendidos decorrentes do conflito entre duas culturas mutuamente intraduzíveis, Lost in Translation tem um sentido mais profundo e subterrâneo: o das coisas e sentimentos que se perdem quando mudam de contexto, o das distâncias insuperáveis por qualquer tradução.



O filme inteiro, aliás, trabalha num duplo registro: o primeiro, evidente, é a crônica divertida das agruras vividas por uma ator americano, Bob Harris, que vai a Tóquio filmar um comercial de uísque, e o talento cômico de Bill Murray bastaria para garantir diversos momentos engraçados explorando o tema já clássico do choque cultural; o segundo explora o sentimento de inadequação que aproxima Bob de Charlotte (Scarlett Johansson), uma jovem casada com um fotógrafo deslumbrado e workaholic, que a deixa sozinha a maior parte do tempo. São dois exilados existenciais, unidos pelo mesmo mal-estar e pelo mesmo clima de insônia diante de um mundo onde tudo é estranho e tudo é festa.



Sofia Coppola (que já viveu em Tóquio) tinha revelado competência em seu filme de estréia, o perturbador As Virgens Suicidas, mas Encontros e Desencontros é uma prova cabal de que ela tem luz própria como diretora - e foi muito apropriadamente incluído na mostra "Contracorrente" do último Festival de Veneza. Fugindo às convenções, ela registra de forma sutil o lento processo de sedução que se inicia entre Charlotte e Bob, mas sem a obrigação de atender à expectativa óbvia que se cria na cabeça dos espectadores. Ela está mais interessada em captar a melancolia de seus personagens, que pode se manifestar num gesto, numa frase, num olhar.



A perplexidade de Bob diante de tudo que é japonês - as sessões de fotos, os shows televisivos, o estilo de vida em geral - rende seguramente boas risadas, mas é ao mesmo tempo inquietante, na medida em que não deriva somente da situação excepcional e imediata que ele está vivendo, mas de sua insatisfação com a vida real, com o casamento de 25 anos, com a teia de obrigações que a presença de Charlotte ameaça romper. Ela, por sua vez, auto-excluída do mundo de sucesso e glamour ao qual seu marido dá tanto valor, encontra em Bob um semelhante, em cujo contato se refugia. Eles é que são diferentes, e não à realidade sua volta, dominado pela velocidade e pelas aparências, pelo consumo e pela moda, no Japão como em qualquer lugar. Para que essa delicada química entre detalhes cômicos e uma melancolia subliminar dê certo, não basta um grande sobrenome: é preciso haver uma grande diretora por trás das câmeras.



# ENCONTROS E DESENCONTROS (Lost in Translation)

EUA, 2003

Direção e roteiro: SOFIA COPPOLA

Elenco: BILL MURRAY, SCARLETT JOHANSSON, GIOVANI RIBISI

Duração: 105 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário